TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTIVO DA MAMONA

Exames: CULTIVO DA MAMONA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

MAMONA

A mamoneira (Ricinus Communis Lineu) é uma oleaginosa tropical, é conhecida desde o tempos mais remotos. Na antiguidade ela era valorizada pelas propriedades medicinais e por seu azeite que aceso servia para a iluminação. A grande variedade dessa planta, encontrada tanto no continente africano, como no asiático, impossibilita qualquer tentativa de estabelecer uma procedência efetiva da mamona. Uns afirmam q veio da África outros da Ásia.

No Brasil estudiosos acreditam que a mamona foi trazida pelos portugueses com a finalidade de utilizar seu óleo para iluminação e lubrificação dos eixos das carroças. O clima tropical, predominante no Brasil, facilitou o seu alastramento. Assim, hoje podemos encontrar a mamoneira em quase toda extensão territorial, como se fosse uma planta nativa e em cultivos destinados à produção de óleo.

A facilidade de propagação e de adaptação em diferentes condições climáticas propiciou a mamona ser cultivada nas mais variadas regiões do mundo, a mamona é importante devido à sua tolerância à seca, tornando-se uma cultura viável para a região semi-árida do Brasil. É uma planta pertencente à família das Euforbiáceas, a mesma da mandioca, da seringueira e do pinhão Mansoa. Atualmente o Brasil junto com a Índia e a China estão entre os maiores produtores mundiais.

O principal produto da mamoneira é seu óleo ele tem centenas de aplicações dentro da indústria química, sendo uma matéria prima versátil com a qual pode ser feito diversas reações, possui propriedades químicas peculiares que lhe fazem único na natureza. Suas principais aplicações são para fabricação de graxas e lubrificantes, tintas, vernizes, detergentes, inseticidas, lentes de contacto, espumas e materiais plásticos para diversos fins. Derivados do óleo da mamona podem ser encontrados também em cosméticos e na fabricação de próteses para transplantes em órgãos humanos e ainda em produtos alimentares não deixando de colocar onde hoje o óleo é mais conhecido que é como matéria prima do biodiesel.

No Brasil os estados de maior produção são Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Piauí e Paraná. No Piauí segundo pesquisas realizadas pelo menos 124 municípios do Estado apresentam aptidão plena para o cultivo da Mamoneira. O estado desde 2005 vem desenvolvendo um programa energético mediante a produção do biodiesel, tendo como fonte a mamona, o cultivo envolve o trabalho de aproximadamente 5.000 famílias em 15 hectares de terra, na cidade de canto do buriti a empresa Brasil Eco-diesel executa um trabalho de plantil. No inicio inclui cerca de 560 famílias em uma área de 10 hectares. Existe um outro projeto de cooperação entre o governo federal, estadual, municipal e o meio-norte-piauí, e o SEBRAE-PI, que tem o objetivo no desenvolvimento sustentável e integrado do semi-árido do estado, financiado pelo banco do Brasil e SEBRAE, envolve 1800 famílias de agricultores em 14 municípios na região de São Raimundo Nonato. Infelizmente o incentivo para a produção da mamona mesmo vendo todos os benefícios que ela possui ainda é muito pequeno.

O motivo de vir a escolher o cultivo da mamona, foi por ter a possibilidade de vir a ser uma importantíssima fonte de renda.

IDEIA CENTRAL - PRODUÇAO DO BIODIESEL APARTIR DA MAMONA

A Mamona, embora importante para a fabricação de tantos produtos, foi ganhando ênfase mesmo foi na produção de combustível, ou melhor, do Biodiesel.

O Brasil vem estudando o biodiesel desde os anos 80. Esse combustível não é tóxico, é biodegradável e o seu uso promove redução da emissão de gases tóxicos no escapamento dos veículos e a redução de gases que contribuem para o efeito estufa. Não há necessidade de ajustar os motores que receberão o novo combustível. Temos aqui ainda a facilidade de ter um solo diversificado, o que nos permite explorar o biodiesel a partir da mamona.

Para se ter uma ideia real da importante da planta, o óleo da Mamona é o mais versátil da natureza, de utilidade só comparável à do petróleo, com a vantagem de ser um produto renovável. Por isso que para o país, o óleo extraído da Mamona pode ser considerado uma matéria prima estratégica, além de seu potencial químico e energético; Seu cultivo tem um grau sigficativo na produção de biocombustível, podendo vi a ser importante no resgate econômico e social de muitas famílias rurais, principalmente famílias da região Nordeste, onde se concentra os maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com