TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA

Tese: CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 16

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

Tutor Presencial: Rosangela Aparecida Legori Zandoná

Professor Tutor: Ma Helenrose A DA S. Pedroso Coelho

Glicia Pereira Narciso 110200061

Izanete Maria de Paula 2305308130

Márcia Regina Cau do Prado 1102000278

Vanessa Carneiro Casas Ferreira Brustolin 1102000772

FACULDADE UNIDERP / POLO VALINHOS

2012

CULTURA

Com pesquisa realizada pelo grupo chegamos ao conceito do significado de cultura.

É todo um complexo que inclui o conhecimento a lei, os costumes a arte, as crenças, a moral, esses costumes dependem de cada região. Pois cada uma tem seu modo de vestir falar se alimentar cada pessoa tem sua fé ou crença. O indivíduo não vive sozinho ele vive através da interação com o outro “grupo social”.

O ser humano adquire cultura a partir de seu nascimento com a cultura, tem um conjunto de informações conhecimentos teóricos práticos que aprendemos e transmitimos ao longo da nossa vida de geração em geração.

A cultura é um fator de humanização e socialização, é associada a diversas formas de ações, artísticas e /ou técnicas da humanidade citamos alguns exemplos.

• O carnaval, uma festa que nos lembra do Rio de Janeiro e os índios, que em seus rituais se fantasiam e dançam para agradar seus deuses.

• Festa junina, no Nordeste homenagens aos três santos (São João, São Pedro e Santo Antonio).

• Bumba meu boi"O boi é um dos folguedos (festa popular) mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: europeu, indígena e afro-negro", afirma Américo Pellegrini Filho, folclorista da Universidade de São Paulo (USP). A apresentação, que ocorre principalmente em festas juninas, mostra as relações desiguais entre senhores de engenho, escravos e indígenas numa sutil crítica social. O curioso é que a palavra bumba exprime o suposto som de uma pancada do chifre do boi. Assim, bumba-meu-boi significaria algo como "Chifra, meu boi!”.

• Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.

• As comidas típicas. Pé de moleque, mugunzá, maçã do amor, canjica, pamonha, entre outras.

• Acarajé, comida típica da Bahia, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas, Oxum e Iansã.

• Churrasco, Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo. Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos tornaram o prato famoso e típico.

Na cultura existem valores, como na Índia, comer carne de vaca que é proibido por que a vaca é considerada um animal sagrado. Cultura seria o todo comportamental, incluindo o emocional e o intelectual, de um povo ou, em menor escala, de uma coletividade.

DIFERENÇAS ENTRE OS HOMENS E OUTROS ANIMAIS.

Segundo a leitura do texto: Nas diferenças e igualdades: linhas tênues separam humanos e animais. Por Daniel Blasioli Dentillo (10/12/2011).

Uma das linhas tênues que mais recentemente garantia a exclusividade humana era a cultura conceito que ainda divide ecólogos, biólogos e antropólogos.

Segundo no estudo da reportagem o que difere o ser humano do animal no conceito de cultura os animais possuem padrões comportamentais estáveis transmitidos no interior do grupo que não foram determinados por fatores ambientais e genéticos.

Outro fator que diferencia é a nossa cognição, somos capazes de simular estado mentais de outros indivíduos, permitindo que nossa transmissão cultural seja mais eficiente mostram semelhanças marcantes em complexos processos cognitivos e afetivos entre humanos e não humanos.

Em alguma espécie de animal podemos perceber que uma tem mais inovação e outra não, diferente da espécie humana, são as taxas de surgimento de inovação bem maior.

No que se refere na evolução não podemos dizer que o homem é diferente de outro animal, também somos animais e estamos a processos evolutivos, evolui não é ficar mais bonito ou complexo e sim ser submetido ao tempo de ação da seleção natural.

Hoje para o homem ter essa visão precisamos manter um convívio, respeitando e cultivando o entendimento das diferenças, pois a humanidade se considera um ser supremo destoante de todos os animais.

Na afirmação de Alcino Eduardo Bonello, professores de ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o panorama que se apresenta na atualidade é, portanto de uma nova visão de mundo que vislumbra os animais como seres merecedores de respeito tal qual os humanos, com a proposta de mudar culturalmente o olhar tradicional predominante, que vê os animais como meros objetos para uso humano.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Vimos diversas manifestações culturais no filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com