TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DA GOIABEIRA

Artigos Científicos: CULTURA DA GOIABEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  8.042 Palavras (33 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 33

1. INTRODUÇÃO

A agricultura agroecológica surge como uma oportunidade para os agricultores familiares e como alternativa à agricultura convencional, que é responsável pela produção de alimentos no nosso país. O cultivo agroecológico deve ser encarado como uma filosofia que traga mudanças de atitudes em busca de uma melhor qualidade de vida. Este trabalho tem o objetivo de apontar os aspectos da agroecologia e sugerindo soluções simples a serem adotadas na prática da Produção Agroecológica e manejos orgânicos da goiabeira.

A fruticultura apresenta inúmeras vantagens econômicas e sociais, como elevação do nível de emprego, fixação do homem no campo, a melhor distribuição da renda regional, a geração de produtos de alto valor comercial e importantes receitas e impostos, além de excelentes expectativas de mercado interno e externo gerando divisas. Entre as novas alternativas, encontra-se a cultura da goiaba, atividade de alta rentabilidade e com grande expansão no país.

Originária da América Tropical, a goiabeira adapta-se a diferentes condições climáticas e de solo, fornecendo frutos que são aproveitados deste a forma artesanal até a industrial. É cultivada no Brasil e em outros países sul americanos, bem como nas Antilhas e nas partes mais quentes dos Estados Unidos, como a Flórida e a Califórnia. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais juntamente com a Índia, Paquistão, México, Egito e Venezuela.

Irrigando a lavoura e fazendo podas programadas é possível colher durante todo o ano, permitindo ao produtor a comercialização dos frutos no período de entressafra. Efetuando-se o devido controle de pragas e doenças, é possível obter 800 frutos por planta adulta, com produtividade superior a 40 toneladas por hectare.

Na região sudeste, destaca-se os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro como os maiores produtores; Bahia, Pernambuco e Paraíba, na região nordeste; Goiás, no centro-oeste e Rio Grande do Sul e Paraná na região sul.

2. ASPECTOS BOTÂNICOS

A goiabeira pertence ao gênero Psidium, da família Mitaceae, que é composta por mais de 70 gêneros e 2.800 espécies, sendo que 110 a 130 espécies são naturais da América Tropical e Subtropicais.

A planta é um arbusto de árvore de pequeno porte, que pode atingir de 3 a 6 metros de altura. As folhas são opostas, tem formato elíptico-ablongo e caem após a maturação.

As flores são brancas, hermafroditas, eclodem em botões isolados ou em grupos de dois ou três, sempre nas axilas das folhas e nas brotações surgidas em ramos maduros.

No que diz respeito à polinização, sabe-se que a goiabeira apresenta fecundação cruzada, que pode variar entre plantas 25,7 a 41,3 %, considerando-se 35,6 como o índice médio. A abelha Apis melífera é o principal polinizador.

Os frutos da goiabeira são bagas que tem tamanho, forma e coloração de polpa variável em função da cultivar. A frutificação começa no segundo ou terceiro ano após o plantio no local definitivo ou menos dependendo se a cultivar foi oriunda de propagação por estaquia. A floração ocorre entre 71 e 84 dias após a poda. Os botões florais são formados entre 47 a 70 dias após a poda. A frutificação ocorre, aproximadamente, 90 dias após a poda.

3. IMPORTÂNCIA ALIMENTAR E SOCIAL

A goiaba é um alimento de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo. É rica em vitaminas como A, B1 (Tiamina), e B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina). Em matéria de vitamina C, tem poucos rivais. Algumas variedades nacionais acusam em média um teor de ácido ascórbico de 80 miligramas por 100 gramas. A goiaba branca e a amarela são mais ricas que a vermelha. O limão contém cerca de 40 mg por 100g, que corresponde à metade da concentração da goiaba branca.

O conteúdo de vitamina C vai descendo de fora para dentro do fruto. Nessas condições, a casca é mais rica do que a polpa interna.

Graças à descoberta do elevado teor de vitamina C da goiaba, esta fruta foi, durante a Segunda Guerra Mundial, utilizada como suplemento na alimentação dos soldados aliados nas regiões frias. Desidratada e reduzida a pó tinha por finalidade aumentar a resistência orgânica contra as afecções do aparelho respiratório.

O suco de goiaba, no Brasil, poderá a vir a ser um substituto do suco de laranja e limão na alimentação não só das crianças, mas na do adulto, ajudando-os a ter uma alimentação balanceada, indispensável no equilíbrio da saúde.

3.1. Composição química

Sabendo do valor nutricional da goiaba, faz-se necessário saber a sua composição química em 100 gramas de fruto (quadro 1,2 e 3).

Quadro 1 – Composição química da goiaba

Composição química Quantidade

Calorias 39,60kcal

Água 90,11g

Carboidratos 7,98g

Proteínas 0,75g

Lipídios 0,50g

Cinzas 0,66g

Fonte: As frutas na medicina natural

Quadro 2 – Composição química (Vitaminas)

Espécie Composição Química Goiaba

vermelha Goiaba

amarela Goiaba

branca

Vitamina A (retinol equivalente) 24mcg - 33mcg

Vitamina B1 (Tiamina) 190,00mcg - -

Vitamina B2 (Riboflavina) 154,00mcg 183,00mcg 156,00mcg

Vitamina C (Ácido Ascórbico) 45,60mg 80,20mg 80,10mg

Niacina 1,20mg 0,77mg -

Fonte: SAPS

Quadro 3 – Composição Química – Sais Minerais

Sais Minerais Quantidade

Cálcio 14,00mg

Fósforo 30,00mg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com