TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DA INFORMAÇÃO

Trabalho Universitário: CULTURA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura da Informação

Sendo a informação um dado capaz de remover incertezas é cada vez mais importante dar uma certa atenção a este conceito principalmente as organizações que dela tanto precisam para definir as suas metas e tomar decisões. Estas funções são realizadas por administradores do sistema de informação ou, se preferirmos, por gestores.

É importante dar uma pequena atenção à pessoa responsável pela administração da informação distinguindo dois conceitos básicos: o administrador e o sistema de informações.

Um administrador, qualquer que seja seu nível dentro da organização: presidente, vice-presidente, director, gerente, etc., lidera e coordena pessoas conduzindo o esforço destas para um mesmo fim.

O administrador lida com pessoas fazendo-as executar as suas tarefas. Para que as pessoas executem as suas acções operacionais é necessário que tais acções tenham sido previamente planeadas. Daqui pode-se derivar duas coisas: o operador executa actividades previamente planeadas e o administrador planeia as actividades que o operador deve realizar. Sendo o objectivo deste assegurar a sobrevivência contínua da organização maximizando determinados valores.

Segundo Meireles até hoje não temos uma definição que possa ter uma aceitação universal pacífica, para o termo sistema de informação. Uma definição é a de que se trata de um esforço organizado para prover informações que permitam à empresa decidir e operar.

Nota-se, que uma corporação basicamente tem dois grandes tipos de sistemas de informação: os que se destinam à decisão e os que se destinam à operação. Por extensão, podemos dizer que os sistemas de informação dentro de uma organização são estratégicos – quando se destinam ao apoio para tomada de decisões administrativas, ou são operacionais – quando apoiam a realização de acções imediatamente executáveis por operadores.

O papel do administrador de Sistemas de Informação é criar e manter o sistema de informações vitais que maximizem a eficácia da acção gerências

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »