TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues - Definições para o termo Cultura

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

A Cultura

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo apresentar a origem do termo cultura, seu verdadeiro significado e como seu sentido pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo de sua religião, região, de como sua sociedade age, como seu povo se mostra em determinados aspectos.

Palavras-chave: Cultura, Termo, Sentido.


INTRODUÇÃO:

O significado de cultura é pouco discutido entre povos, já que, há convergência do conceito entre muitos indivíduos de diversos povos, ou até mesmo, de grupos dentro de um mesmo povo. Na atualidade é pouco debatido seu verdadeiro significado e quais são as definições mais usadas para o termo abordado. Neste artigo, trabalharemos com autores como José Luiz dos Santos; Gilles Deleuze; Félix Guattari; Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique da Silva, de forma que, possamos atribuir uma melhor concepção para o vocábulo cultura.

O que é cultura?

Segundo o dicionário Etimológico, a palavra cultura do latim, culturae, que significa “ação de tratar”, “cultivar” ou “cultivar a mente e os conhecimentos”.

O termo pode ser dividido em sentido denotativo e conotativo, sendo o denotativo o explicado acima e o conotativo refere-se que:

Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

(Fonte: Disponível em: . Acesso em: 16 de maio de 2017).

Sobretudo, é difícil definir o termo cultura, devido a existência de muitos conceitos diferentes que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar dependente a evolução do ser humano.

Definição de Cultura na Visão de Cada Autor.

De acordo com José Luiz dos Santos, a cultura é uma preocupação que é mais observada nos dias atuais, já que, para entender uma sociedade/ um povo é necessário compreender sua cultura. Ao retratar a palavra CULTURA podemos ver a diversidade de significados surgindo e variando de acordo com a região, a cidade ou até mesmo o grupo em que se estuda.

Para muitos indivíduos, a cultura é interpretada como um meio artístico, um meio de comunicação de massa e também está associada a festas/ cerimônias tradicionais, lendas e crenças de determinadas regiões. Porém, visa apresentar a cultura no sentido amplo, ou seja, se preocupando em ter de analisar todos os aspectos que caracterizam uma população humana.

Ainda de acordo com o autor, há dois tipos básicos de cultura, sendo eles: O primeiro baseia-se nos aspectos sociais, visando compreensão do povo ou nação existente naquele local e, o segundo é o mais conhecido pelas pessoas, que se dirige para a parte do conhecimento, assim, as crenças e ideias. É impossível abordar o tema cultura sem ao menos utilizar um exemplo do mesmo e para a obtenção de melhores exemplos são propostos estudos para que as pessoas reflitam sobre.

Deluze e Guattari (1976) acrescenta que, a palavra cultura tem mais de um sentido, sendo um deles o idioma, hábito de leitura, cultura religiosa, etc. Em todos esses casos, presenciamos a mesma palavra “cultura”, mas em cada um dos contextos os sentidos são bem distintos.

O filósofo, psicanalista e militante francês, Pierre-Félix Guattari, classifica o termo cultura em três sentidos frequentes, tais como: cultura valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria.

O conceito de cultura-valor expressa a ideia de que é possível ter ou não ter determinada cultura, tendo como exemplo: avaliar a qualidade da cultura que determinada pessoa tem ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com