TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Cultura - CULTURA NAS VÁRIAS ACEPÇÕES DO TERMO

Por:   •  16/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO

I- Introdução.

A cultura é o conjunto de comportamento, de valores e das crenças culturais de uma sociedade. Culturas são sistemas de padrões de comportamento socialmente transmitidos que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos. Esse modo de vida das comunidades inclui tecnologias e modo de organização econômica, padrões de estabelecimento, de agrupamento social e organização política, crenças e práticas religiosas, e assim por diante.

II- Cultura Escolar.

No contexto histórico, social e cultural, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e no sentido de síntese de valores, costumes e práticas, a cultura permite entender que a função da escola se realiza na transmissão de saberes e valores. Cada cultura oferece ferramentas e materiais para entender o mundo em que vive a criança. Essas atividades da vida cotidiana fazem parte da cultura não formal e da educação escolar. Há interferências dos adultos com as crianças, com intenção, dentro e fora do contexto educacional. O que a criança aprende, nas situações que cada cultura põe ao seu alcance, depende dos valores e das crenças presentes em cada comunidade.

III- Cultura Antropológica.

Cultura Antropológica é definida em seis grupos fundamentais: descritivo; histórico; normativo; psicológico; estrutural e genético. No âmbito descritivo, “cultura ou civilização”, é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costumes adquiridos pelo homem como membro da sociedade. O grupo histórico, considera que a herança social ou a tradição definem o que pode ser considerado cultura. O grupo normativo, enfatiza a cultura como um modo de vida total que é determinado pelo meio social. Para o grupo psicológico, a cultura é vista como um conjunto de técnicas para a satisfação de necessidades, a solução de problemas e para o ajustamento ao meio exterior e aos outros homens. Já o grupo estrutural, toma por base a qualidade sistemática de cada cultura e a inter-relação organizada dos aspectos culturais isoláveis. Para o grupo estruturalista, a cultura torna-se abstrata, que deve se basear no comportamento e interpretá-lo, mas que não é o próprio comportamento. E o grupo genético, enfatiza o aspecto genético e define cultura como “o resultado acumulado transmissível de comportamento passado em associação”.

IV- O Homem e a Cultura no universo dos direitos sociais da cidadania e da ideologia.

O social e o cultural são categorias que revelam uma parcela semelhante da condição humana. Ter consciência é poder ser socializado. A consciência de regras e normas é uma forma de presença social, de se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais. Ter tradição significa vivenciar regras de modo consciente e responsável, colocando-as dentro de uma forma qualquer de temporalidade. Pensar nos termos cultura e tradição pode contribuir para melhor compreensão da seguinte afirmação: Toda tradição faz parte de determinada cultura, mas não significa que toda cultura faça parte de uma tradição. Considerando que sociedade e cultura têm significados diferentes, é preciso compreender que a sociedade humana é constituída de pessoas e a cultura do comportamento das pessoas que é formado pelo sistema de símbolos que constitui a sua cultura. Todavia, existem falhas entre nossos ideais de democracia e em nossas práticas que os seguem. A mudança aparece com o desvio das normas e nunca acontece total e instantaneamente em nenhuma sociedade, e, a sociedade que se acultura altera a sua cultura de acordo com a ideologia e os padrões culturais da sociedade dominante.

V-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com