TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA ORGANIZACIONAL

Artigo: CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. Cultura Organizacional..........................................................................................4

2.2. Artefatos................................................................................................................4

2.3. Valores desposadosl.............................................................................................5

2.4. Pressuposições básicos........................................................................................5

2.5. Subculturas e conflitos......................................................................................5/6

2.6. Duas visões diferentes de administração .............................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho vou abordar sobre Cultura Organizacional que é basicamente os deveres que as pessoas devem cumprir em relação ao seu local de trabalho ou estudo.

É formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional.

A cultura organizacional envolve padrões de comportamento, crenças e valores verdades.

É composta de componentes visíveis orientados pelos aspectos físicos e organizacionais ou ainda por componentes ocultos, orientados estes pela emoção e situações afetivas.

Envolve normas, regulamentos, costumes, políticas administrativas, padrões, tradições, crenças, estilos de gerencia, tipos de liderança, maquinas, equipamentos, métodos de trabalho, criatividade, tensão, caráter, enfim, tudo o que está presente em uma empresa que tem a presença de pessoas, funcionários.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Cultura Organizacional

De um modo em geral, cultura organizacional são valores partilhados pelo o grupo de forma estável e duradoura no decorrer do tempo.

Eis algumas características de valores de cultura.

1. As regularidades comportamentais: a linguagem que o grupo utiliza os costumes, as tradições e os rituais que emprega, numa ampla variedade de situações.

2. As normas grupais: os padrões implícitos e valores que envolvem o trabalho;

3. Regras do jogo: as regras não escritas para se dar bem na organização, “os macetes” que um novo membro deve aprender para ser aceito, “o modo como fazemos a coisas por aqui”;

4. Filosofia formal: os princípios ideológicos e políticos de amplo aspecto que guiam as ações de um grupo em relação aos acionistas, empregados clientes e outros;

5. Valores adotados: princípios e valores articulados, publicamente anunciados, que o grupo afirma tentar realizar, com: “qualidade do produto” ou “liderança de preço”;

6. Competências consolidadas: as competências especiais que os membros do grupo manifestam ao realizar certas tarefas, a capacidade de fazer certas habilidades passar de geração em geração, sem necessariamente as pôr no papel.

7. Clima: os sentimentos transmitidos num o grupo pela composição física e o modo pelo qual os membros da organização interagem uns com os outros, com os clientes ou as pessoas de fora.

8. Hábitos de pensamento, modelos mentais e/ou paradigmas linguísticos: as estruturas cognitivas comungadas que guiam a percepção, o pensamento e a linguagem usados pelos membros de um grupo e ensinados aos novos membros nos primeiros processos de socialização;

9. Significados partilhados: as compreensões emergentes criadas pelos membros do grupo, à medida que ele interage uns com os outros;

10. “Metáforas de raiz” ou símbolos de integração: ideias, sentimentos e imagens que os grupos desenvolvem para se caracterizarem, que podem ou não ser apreciados conscientemente, mas se materializam em prédios, layout de escritórios e outros artefatos materiais do grupo.

2.2. Artefatos

São todos os fenômenos que alguém vê, ouve e sente quando se defronta com um novo grupo com uma cultura não familiar. Os artefatos incluiriam os produtos visíveis dos grupos, tais como a arquitetura de seu ambiente físico, sua linguagem, sua tecnologia e produtos, maneiras de se endereçar aos outros, dispositivos emocionais, mitos e estórias contadas sobre a organização, listas públicas de valores, rituais e cerimônias observáveis etc.

2.3. Valores desposados

Todo grupo reflete os valores originais de alguém, seu sentido do que as coisas deveriam ser, do que elas não deveriam ser, e assim por diante. Quando um grupo é criado, quando tem de enfrentar uma nova tarefa ou desafio, a primeira solução proposta tem a ver com as próprias maneiras individuais de quem propõe uma solução bem-sucedida, em termos do que funciona ou não, do que dá certo ou não.

2.4. Pressuposições básicas

Quando uma solução a um problema funciona de modo repetitivo, ela passa a ser tida por certa. O que uma vez era apenas uma hipótese, sustentada somente por um valor, passa gradualmente a ser tratado como uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com