TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOLOGIA DE MINAS

Por:   •  29/6/2020  •  Seminário  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOLOGIA DE MINAS

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Tutor: Diego Assis

Aluno: Geólogo Felipe Ribeiro do Amaral

PARTE I – APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:

  • Título: Beneficiamento e caracterização de quartzo para obtenção de silício grau metalúrgico.
  • Nome do periódico e ano da publicação: HOLOS. Artigo publicado no Vol. 5, Ano 28, 2012.

PARTE II – RESUMO:

O resumo apresenta objetivo claro que seria o de descrever as etapas de caracterização e purificação de quartzo (SiO2) para obtenção de um silício grau metalúrgico (SiGM) com baixos níveis de impurezas. Na metodologia empregada temos as etapas de britagem, calcinação seguida de quenching, moagem autógena e análise granulométrica. O resumo cita ainda os resultados de todas análises e teor de impurezas sem fazer referências e citações.

PARTE III – INTRODUÇÃO:

        A introdução traz ampla abordagem sobre a indústria da energia solar e a aplicação do quartzo Silício Grau Solar (SiGS) especificamente como semicondutores, e sua transformação para Silício Grau Metalúrgico (SiGM). Apresenta conceitos fundamentais da pesquisa como o grau de pureza do quartzo e elementos dopantes necessários. E por fim, retoma os objetivos do trabalho que seria o de produzir o um silício (SiGM) de alta pureza.  

        O problema da pesquisa está escrito claramente, porém, não na forma de pergunta. Os autores afirmam no último parágrafo que o artigo trata da obtenção do Silício Grau Metalúrgico dando enfoque nas impurezas associadas aos elementos Boro e Fósforo.

        A justificativa está descrita de forma clara pois o interesse está no aumento da produção de energias associadas ao desenvolvimento sustentável, e dentro deste contexto, a utilização da energia solar com aplicação de semicondutores de silício (SiGM) se enquadra, desde que obedecidos os graus de impurezas e sucesso do processo.

        Os objetivos são claros e são tratados na introdução. Os autores afirmam no último parágrafo que o artigo trata da obtenção do Silício Grau Metalúrgico dando enfoque nas impurezas associadas aos elementos Boro e Fósforo.


PARTE IV – MÉTODOS:

        O tipo de pesquisa empregada no artigo é a pesquisa científica quantitativa de natureza aplicada.

        Quanto aos métodos e técnicas empregadas primeiramente coletou-se amostra no campo qualificando-a para a pesquisa. O material foi levado ao britador e posterior quantidade exata levada para análise granulométrica a úmido em procedimento. Uma parte foi moída e caracterizada em difração de raios – x; outra parte foi levada para calcinação, quenching e em seguida analisados por ICP-OES.

PARTE V – RESULTADOS:

        Houve o uso de fotos, fluxogramas de trabalho, gráficos e tabelas. Os gráficos foram identificados como figuras enquanto que as tabelas foram identificadas como tabelas.

        A pesquisa escolhida apresenta cidade e sigla do estado onde foi realizado a coleta dos dados, no entanto, não foi citado o país de origem. “Município de Tanhaçu – BA”. Acredito que ficou subentendido que o país seria o Brasil. Caso a cidade e o estado não fossem brasileiros certamente o país de origem seria citado.

        No caso do artigo escolhido não houve pesquisa qualitativa com resultados no campo da subjetividade.

        Resumidamente os resultados apresentaram granulometria adequada com raios X mostrando picos característicos como prováveis impurezas e devem ser removidas para produção de energia fotovoltáica. As tabelas mostraram teores de quartzo abaixo dos satisfatórios para produzir SiGM de qualidade. Boro e fósforo estão acima dos níveis mínimos exigidos e devem ser removidos. Após calcinação e quenching e análise ICP-OES os resultados da tabela 2 mostraram pureza de quartzo satisfatório e diminuição dos teores de Boro e Fósforo, todos dentro do limite permitido. O tempo de calcinação de 60 minutos já é suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com