TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

AGATI GOMES

BIBLIOGRAFIA JOHN FITZGERALD KENNEDY

        

SÃO PAULO

2020

  1. BIOGRAFIA

Em 29 de maio de 1917 nasce John Fitzgerald Kennedy, na cidade de Brookline em Massachusetts nos Estados Unidos, filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, o segundo de nove irmãos.  Seus avôs paterno e materno foram figuras políticas e seu pai mais tarde se torna embaixador americano no Reino Unido. Ao longo de sua juventude, John Kennedy estudou em diversas escolas devido às mudanças com sua família, passando por Nova York, Riverdale e Connecticut, sendo que nesta ultima, era uma escola preparatória para faculdade. Ingressou na universidade de Princeton em outubro de 1935, porém permaneceu apenas seis semanas por precisar ser hospitalizado, já em 1936 ele entra para Universidade Harvard. Em 1938, Joseph é nomeado Embaixador dos Estados Unidos na Corte de Saint James e John e seu irmão Joe vão para Londres trabalhar na Embaixada americana. Em 1939, Reino Unido declara apoio na guerra para a Alemanha, e John é enviado a ajudar os sobreviventes americanos, voltando assim para os Estados Unidos em setembro deste mesmo ano. Com as informações reunidas nas suas viagens para União Soviética, os Bálcãs e Oriente Médio, além da sua ajuda aos sobreviventes, John fez a tese do seu doutorado sobre o acordo de Munique que depois se tornou um livro chamado “Why England Slept?”. (KENNEDY, 2020).

Segundo Brito, depois de formado John se alistou ao exercito, porém pelos problemas de saúde que teve na infância foi recusado. No entanto consegue entrar para a marinha pela influencia que seu pai tinha com o Diretor, iniciando como tenente, realizava trabalhos de escritório. Depois foi designado o comandante de barcos pequenos em que atacava o inimigo de surpresa. Durante uma missão em 1943, Kennedy foi atacado pelos japoneses e feriu sua coluna ao cair da embarcação, porem mesmo machucado, ele conseguiu salvar sua tripulação e recebeu como homenagem uma medalha da marinha e dos fuzileiros Navais.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Kennedy atuou como repórter por um tempo, mas após a morte de seu irmão e a renúncia de Winston Churchill, John concorre à câmara dos representantes e vence com uma diferença muito ampla, permanecendo como membro do congresso por seis anos consecutivos. Durante seus dois mandatos, Kennedy luta por reformas trabalhistas e direitos civis opondo-se as tendências partidárias do então presidente Harry S. Truman e seu partido. Com a vontade de participar da política externa, em 1952 se candidata ao Senado e vence a eleição contra Henry Cabot Lodge Jr. Durante seu mandato de senador, em 12 de setembro de 1953 casa-se com Jacqueline Lee Bouvier, e nesse período necessita operar diversas vezes para corrigir a coluna que se feriu durante a guerra. Enquanto se recuperava ele escreveu seu livro "Profiles in Courage", premiado em 1957.

Segundo Souza (2020) depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos por estarem em um momento no qual se deparavam com conflitos políticos internacionais que a ameaça do comunismo vinha trazendo ao mundo, os problemas internos como questões sociais, políticas e econômicas internas eram deixadas de lado. E a emergência para a resolução destes abriu margem para que John F. Kennedy se candidata-se e vencesse as eleições de 1960, se tornando o primeiro presidente católico e o mais jovem dos EUA. Tomando posse durante a Guerra fria, ele estava interessado em oferecer “A Nova Fronteira” para os norte-americanos, através de mensagens de otimismo buscava a igualdade e justiça social. Entre suas propostas de governo, havia o financiamento federal para educação, cuidados com a saúde dos idosos, intervenção governamental na economia e acabar com a descriminação racial.

Um dos marcos foi à proposta de 1963 para uma reforma tributaria em que os impostos seriam reduzidos porem só foi aprovada depois de seu assassinato. Durante o Governo de Kennedy, a economia voltou a crescer, o PIB do país e a produção industrial aumentaram e a inflação continuou estável. Isto tudo depois que o presidente encerrou as políticas fiscais rigorosas, abaixando as taxas de juros. Outra luta que John F. Kennedy tinha era os direitos civis, agindo com rigor na causa da igualdade de direitos, solicitou uma nova legislação de direitos civis.

O grande marcos do governo de JFK foi: a corrida espacial entre EUA e União Soviética para ver quem seria o primeiro a levar um ser humano a Lua em 1961; a invasão da Baía dos Porcos em que a tentativa de derrubar o regime de Fidel Castro, porem os insurgentes cubanos foram capturados e Kennedy teve que negociar para recuperar os sobreviventes, em 1961; a crise dos mísseis em cuba no qual aviões americanos identificaram silos para mísseis e então o presidente teve que negociar com a União Soviética para a retirada deste material por representar uma ameaça nuclear, conseguindo um acordo em que seria feito a retirada se o EUA emitisse uma declaração de que nunca invadiria Cuba, em 16962; a criação do Corpo da Paz, sendo um serviço voluntario que ajuda outros países a se desenvolver nas áreas da saúde, educação, agricultura e construção; O apoio ao golpe contra governo do Iraque, em 1963; A construção do muro de Berlim dividindo em Berlim Ocidental pelos Aliados e Oriental sob controle soviético, e o discurso do Kennedy na parte Ocidental criticando o comunismo, em 1963 e por fim o tratado entre EUA, Reino Unido e União Soviética de proibição de testes nucleares feitos em terra, ar ou debaixo d’água. (BRITO,2019)

Outro fato marcante na historia do presidente, foi o seu assassinato que ocorreu em 22 de novembro de 1963 enquanto desfilava em carro aberto junto a sua esposa na cidade de Dallas, foi atingido por dois tiros e morreu logo depois. Lee Harvey Oswald é apontado como assassino, porem é morto no dia de sua transferência por Jack Ruby. Até hoje a polemica morte do Presidente Kennedy traz divergências de opiniões, pois muitos acham que foi uma conspiração de governo, mas até o momento não há provas que comprove.

  1. Participação de John F. Kennedy no Direito do consumidor

O discurso de John F. Kennedy para o congresso dos Estados Unidos da America, em 15 de março de 1962 foi essencial para a constituição dos direitos dos consumidores. Sendo que no discurso, John defende a importância de oferecer qualidade aos consumidores por estes serem os principais responsáveis por movimentar a economia, devendo o governo garantir a segurança e o bem estar dos indivíduos. Com o aumento desenfreado de produção de novos produtos, os consumidores possuem mais opções, porém não eram oferecidas informações de manuseio e nem de fabricação. Os produtos eram escolhidos por persuasão da publicidade, não se sabia como era feito, do que era composto ou para que era produzido, apenas consumiam o que as mídias vendiam. No entanto Kennedy defende a necessidade de uma ação legislativa para garantir que o consumidor não seja violado com essa procura desenfreada por produtos, dividindo em quatro os direitos a ser assegurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (256.7 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com