TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA IDENTIDADE GASTRONÔMICA MARANHESE

Por:   •  2/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA

IDENTIDADE GASTRONÔMICA MARANHESE

Daiane de Sena Queiroz¹

Daniel Milcent Rocha²

Janine Silva Jesus³

Rutielle Barbosa de Jesus⁴

Salvador – Bahia

2020

IDENTIDADE GASTRONÔMICA MARANHESE

Trabalho interdisciplinar apresentado ao componente curricular: História e Princípios da Gastronomia, Segurança Alimentar, Ciência dos Alimentos e Fundamentos da Cozinha Profissional, do curso de Gastronomia da Universidade Salvador, como requisito parcial de avaliação.

Salvador – Bahia

2020

LISTA DE FIGURAS

 

Figura 1 – Arroz de cuxá.......................................................................................................06

Figura 2 – Pratos mais servidos do Maranhão.......................................................................06

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                5
  2. METODOLOGIA                                                                5
  3. RESULTADOS E DISCUSSÕES                                        6
  4. CONCLUSÃO                                                                7

REFERÊNCIAS                                                         8

  1. INTRODUÇÃO

Tudo começou no ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto, por Pedro Álvares Cabral. E a partir disso muitas descobertas foram acontecendo dentro da chamada Terra Nova. E não se pode falar da história gastronômica de um lugar sem contar a sua história (5,10,7).

Na época do Brasil colônia o Maranhão ainda não fazia parte do território brasileiro. Somente por volta de 1535, o Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias que surgiu o estado do Maranhão, após esse fato várias invasões e migrações o ocorreram na região, como por exemplos dos Franceses em 1612, e dos holandeses em 1641 e foram expulsos 1644 (7).

Depois da independência do Brasil o maranhão foi tomando o formato que conhecemos hoje. Com toda essa riqueza de diversidade cultural dos indígenas, franceses, holandeses, portugueses, africanos não tinha como a gastronomia desse local não ser rica e diversa (5,7).

Dentro da gastronomia do estado do maranhão nós encontramos como referência culinária dos nos antepassados as comidas caldosas como as caldeiradas, muitos pratos à base de arroz e frutos do mar (7). Além desses ingredientes existe um que é bastantes utilizado na culinária maranhense, a folha da vinagreira, é originaria da África e foi trazida pelos africanos da época da escravidão e se deu muito bem com o clima da região maranhense (8,11).

Além da comida, também ficaram as tradições como: Bumba meu boi, Tambor de Crioula, Dança do Cacuriá, o Reggae e o Tambor de Mina que é o terreiro mais antigo que foi fundado em São Luiz por volta de 1840. Dentre todas estas manifestações culturais e religiosas o estado do Maranhão foi formando sua identidade gastronômica (7, 9,10).

O objetivo da presente pesquisa foi descritivo, haja vista o tema gastronomia maranhense e aprofundar-se nas características da população e gastronomia região visando as peculiaridades que decorreram desde o período colonial até o século XXI que culminaram na diversidade culinária atual.

  1. METODOLOGIA

Esta pesquisa busca o uso de diversas fontes (livros, artigos, reportagens) para reunir informações a respeito das percepções históricas e agentes culturais no tocante à gastronomia regional do Maranhão, enquanto elemento cultural e histórico de atratividade para a formação do produto turístico.

A pesquisa qualitativa é definida como aquela que não utiliza uma base de dados estatísticos para a solução do problema e que não pretende numerar ou medir unidades (6).

Através da reunião de informação e debates internos busca-se a escolha de um prato que satisfaça as condições exigidas para degustação. Será considerado a importância do prato dentro de sua região assim como a disponibilidade dos ingredientes para seu preparo, e os testes necessários para a obtenção do resultado desejado para ser apresentado.

Em relação aos procedimentos técnicos, esta pesquisa se caracteriza como sendo bibliográfica e documental. Enquanto pesquisa bibliográfica, trabalhou com base de dados nacionais encontrados, possibilitando, dessa forma, maior apropriação dos conhecimentos em relação à temática.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O presente estudo contribuiu para a compressão da culinária regional do Maranhão. Compreende-se culinária regional a consequência da combinação dos insumos disponíveis em cada localidade com as técnicas e tradições diferentes. O estado está entre a região Norte e Nordeste, fortes características das duas regiões foram encontradas em suas preparações, entretanto possui uma culinária mais leve e delicada (1,2,3).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (136.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com