TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Pesquisa Social no Curso de Gastronomia

Por:   •  13/9/2016  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

O desafio da pesquisa social no curso de Gastronomia

A curiosidade, a descoberta e a importância do conhecer o meio em que se vive, é o que provoca a observação, e busca por informações, explica dúvidas e norteia as ações, a pesquisa e o ensino dela não deve limitar-se a repassar conhecimentos, mas possibilitar também a aquele que a utiliza entender a relação teoria e prática, e o ato de produzir informações a partir desta relação.

É através da pesquisa que o ser humano inventou instrumentos práticos e teóricos que lhe permitem pensar, compreender e agir de determinada forma sobre a natureza e encontras respostas. A partir dela mudaram-se as relações dos homens e natureza e homem as relações entre os homens.

A realidade social é muito ampla que qualquer conhecimento, Minyao (2009) diz que “essa realidade é mais rica que qualquer teoria, qualquer pensamento e qualquer discurso que possamos elaborar sobre ela”.

Entretanto, a pesquisa e uma prática que necessita ser renovada, cultural e historicamente assim como os conceitos científicos e prática científica e tecnológica. Elas devem ser construídas e reconstruídas unidas a cada indivíduo ante os processos educacionais. Ao aplica-se isso, muda-se a nossa compreensão de pesquisa, de ciência, de tecnologia e em consequência, revigora-se a prática.

Dentre as principais fontes de conhecimento em constante mutação estão o relacionados aos hábitos alimentares, novas técnicas, receitas, interpretações de conhecimentos antigos formam uma gama de caminhos a ser explorados, e isso é bom, pois rende ao pesquisador infinitas fontes de pesquisa que o enriquece e amplia sua visão de mundo, e há sempre a renovação de conhecimento para aqueles que cercam o pesquisador.

Pesquisar e desenvolver saberes sobre produtos gastronômicos é exigente criativamente do aluno, pois a universo em que se estabelece é amplo, mas muito específico. Desenvolver competências e habilidades criativas, compreender o raciocínio metodológico, permitindo elaborar projetos de pesquisa, é essencial para o pesquisador em formação para que este possa extrair as informações essenciais do campo de pesquisa para usa-los na prática.

A busca de informações para ampliar a compreensão do mundo e auxiliar na solução dos problemas concretos que as pessoas enfrentam e para produzir conhecimentos novos, lidar com a subjetividade dos hábitos sociais é sempre um desafio porque a evolução principalmente do mundo atual ocorrem rapidamente o que dificulta a interpretação de tais conhecimentos, mas não faz deles inatingíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com