TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Café Montes Bianco - Elaborando um Plano Financeiro

Por:   •  14/8/2017  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Rodolfo Gonçalves da Silva

Trabalho da disciplina ContabilidadeI

                                                 Tutor: Prof. Arievaldo Alves de Lima

Campos dos Goytacazes /RJ

2017

Estudo de Caso:

Café Montes Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; D AVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco:  Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000.

O estudo em questão traz a análise do Cafés Monte Bianco a qual está em um processo para delinear o futuro da empresa. A produção de cafés com marcas próprias de supermercados italianos salvou a empresa de uma crise há 3 anos, mas o principal questionamento era a continuidade de investimento nesse mercado ou não.

A empresa, locada em Milão, era produtora e distribuidora de cafés premium. Os cafés da empresa, distribuídos em toda a Europa tinham a reputação de serem dos melhores do continente. A empresa, em seus 80 anos, tem um histórico considerável e rico, do seu fundador até ao atual presidente. Passando por experiências da América do Sul até ao Continente Europeu.  No período da produção do artigo, é interessante observar que a empresa mantinha o ritmo e o investimento de pesquisa e desenvolvimento de combinações de novos sabores, além de acompanhamento das plantações.

Visando atender as solicitações de mercado, a Empresa passou a criar marcas específica para seus principais revendedores. A principal justificativa baseava-se em ocupar a capacidade produtiva e absorver os custos fixos, num período em que o mercado estava desacelerando.

Giacomo tinha duas opções de como alocar a capacidade produtiva: uma transição completa para marcas próprias, quando a demanda por cafés premium praticamente se extinguiu. Ou por outro lado, cafés premium eram a essência da Monte Bianco, como evidencia dos acertos da atual estratégia de negócio, foram destacados os lucros apresentados nos relatórios financeiros relativos ao exercício de 2000.

O departamento de marketing realizou uma previsão de demanda de cafés premium para o próximo ano a diferentes níveis de preço e de investimento em propaganda. Eles observaram que o segmento de cafés premium é o ponto forte. Mas é um segmento muito volátil.

“O segmento de marcas próprias é muito mais estável. Nós podemos garantir a completa ocupação da capacidade produtiva instalada ao preço atual de 8.800 liras. Mas se nós decidirmos operar neste mercado teremos que nos comprometer no longo prazo. Os clientes negociam fortemente preços e esperam estabilidade e continuidade no suprimento. Se nós não entregarmos um serviço consistente ao longo do tempo, os clientes simplesmente mudarão de fornecedor e não retornarão mais. Os preços neste segmento são muito mais baixos que no segmento premium e o volume depende de quantos varejistas nós queremos atender. Durante o ano 2000 nós alocamos boa parte de nossa capacidade produtiva a dois varejistas. Cada varejista adicional irá demandar no mínimo 500.000 quilos por ano.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com