TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Harvard: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Ronaldo Silva Araújo

Trabalho da disciplina Contabilidade

                                                                 Tutor: Prof. Cláudia Basilio

Salvador-Ba

2018


Estudo de Caso de Harvard: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

Referência:

Texto do Fichamento:

“Nós estamos prestes a tomar uma decisão que pode afetar o futuro da nossa empresa. E espero que cada um de vocês tenha informações adequadas para embasar seus argumentos. Não quero perder tempo com argumentação infundada. Quero dados”.

A empresa Cafés Monte Bianco, conhecida na Europa, especialmente em Milão na Itália, pela fabricação e distribuição da marca de café Premium, que através do seu presidente estava prestes a decidir o futuro da empresa, e para isso convocou seu corpo diretivo para buscar embasamento em sua decisão. Marketing, Produção, Pesquisa & Desenvolvimento, foram convocados para apresentar dados que mostrasse o novo rumo a ser tomado.

Após uma reunião intensa com seu comitê, informações foram levantadas pela Diretoria Financeira, diante disso foi possível verificar que no verão a demanda do café Premium caiu significativamente. Além disso, todo o limite de crédito de 25 bilhões seria comprometido para equalizar as contas. Preocupado com a gestão da empresa o VP solicita informações de como ficaria a saúde financeira da empresa.

Com as informações disponíveis ficou evidenciado que a produção do mix de marcas seria o melhor negócio a ser adotado pela empresa, devido ao percentual do ROE – Retorno sobre o patrimônio líquido, apresentado no mix de marcas com 70,14%, enquanto na marca própria estaria apenas com o percentual de 9,93%, apesar dos

custos terem aumentando com o mix de marcas, lucro líquido teve um acréscimo surreal. Além disso, o prazo médio de recebimento estaria em torno de 60 dias, ampliando o leque de produtos x custo de produção seria bastante favorável para a empresa. Outro ponto favorável no mix de marcas está ligado à sazonalidade da venda de um dos produtos, no aumento da produtividade, na ampliação do público alvo e no marketshare.

Fica evidenciado ainda nesse caso, que as decisões não podem ser tomadas sem a consulta de todos os setores, em especial ao contábil, pois nesse cenário de alta competitividade do mercado atual o futuro de uma empresa e de seus colaboradores pode ser trágico.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com