TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap. 06 - Evolução Da Escola Clássica

Casos: Cap. 06 - Evolução Da Escola Clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

1. Grandes Estruturas

Durante o avanço do séc. XX houve um rápido crescimento das empresas, que necessitavam então de uma administração mais abrangente diferente daquelas organizações do chão de fábrica. Sugiram então, por parte de algumas pessoas, novas técnicas de administração e novas estruturas organizacionais de grandes empresas modernas. No final da década de 1920 as ideias inovadoras de administração com um foco mais amplo além das atividades produtivas, se tornaram teorias sustentadas por experiências prática de sucesso. Os principais pensadores são Daniel McCallum e Harrington Emerson, também tiveram participação de Pierre du Pont e de Alfred Sloan.

1.1 Daniel McCallum (1815 – 1878) – Escocês/ diretor geral de uma ferrovia. Em meados do século XIX Daniel McCallum criou o primeiro organograma usando o critério de departamentalização geográfica, ou seja, de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado. Atribuía a cada chefe de território a responsabilidade e autoridade por determinado número de empregados, incluindo também a elaboração de relatórios semanais sobre desempenho dos empregados para alta administração, que definia para o chefe o que fazer em seguida. Hoje em dia o organograma é indispensável para uma empresa.

1.2 Harrington Emerson (1873 - 1931) é um dos representantes da transição da administração científica para a geral, foi um participante do movimento da administração científica. Em 1899, fundou a primeira empresa de consultoria em administração. Acreditava que as vantagens da grande quantidade de recursos eram perdidas por ineficiência e desperdícios e que por meio de uma organização apropriada, aumentaria a eficiência e diminuiria os desperdícios.

1.3 Pierre du Pont – no inicio do séc. XX , inovou criando e implementando técnicas de administração, finanças e operações na DuPont e General Motors. Pierre criou uma estrutura organizacional hierárquica e centralizada, desenvolveu técnicas de contabilidade e previsão de mercado, adotou estratégias de diversificação e investiu em pesquisa e desenvolvimento. Criou departamentos funcionais, os chefes desses departamentos formavam um comitê executivo, para administrar a companhia como um todo.

Para garantir o crescimento da empresa, Pierre fez uma mudança na organização da empresa criando dez departamentos industriais subordinados a seus gerentes gerais. Essa estrutura conferia autonomia aos gerentes das divisões.

1.4 Alfred Sloan – veio de uma das empresas compradas pela GM, em 1923 foi nomeado presidente e reorganizou a GM. Estabeleceu um mecanismo de controle central que não prejudicasse a autonomia das unidades de negócios; definiu funções das diversas divisões que constituíam a corporação, os gerentes dessas divisões formavam um comitê de operações que resolvia todos os problemas rotineiros. Sloan achava que os executivos do

nível corporativo não deviam se ocupar de detalhes de cada centro de lucro, mas concentrar-se no exame dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com