TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulos De Livros

Casos: Capitulos De Livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 1 – O que é Administração de Empresas

• Conceito de Administração – A administração é o conceito de planejar, organizar, controlar e dirigir o uso de recursos e competências organizacionais a fim de alcançar objetivos com eficiência e eficácia com intermédio de pessoas e diversos recursos organizacionais.

• Rápida história da Teoria Geral da Administração – Surgiu com a necessidade de administrar o desenvolvimento das organizações. Esta teoria começou focada exclusivamente nos problemas mais concretos da organização, e aos poucos foi expandindo seus objetos de estudo e variando de acordo com as escolas e teorias que surgiram e com os aspectos e variáveis, sempre com o objetivo de solucionar os problemas mais importantes que existiam dentro da organização.

• Conceito de Homu Economius – Este conceito baseia-se na ideia de que as pessoas são motivadas por interesses salariais e materiais. Esta visão predominou durante décadas e ficou conhecido como a responsável pelo preconceito de que o desperdício industrial, causado pela “má vontade” de trabalhar do funcionário, era pela falta de incentivos salariais adequados.

• As funções da empresa – São funções da empresa:

o Funções não administrativas:

 Finanças (contabilidade);

 Marketing, produção e operações (funções técnicas);

 Gestão de pessoas (Rh).

o Funções administrativas: são compostas pelos elementos da Administração.

 Organizar;

 Comandar;

 Coordenar;

 Controlar.

• Teoria da burocracia – é uma teoria que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. A burocracia apresenta sete dimensões básicas para entendê-la:

 Formalização

 Divisão do trabalho

 Principio da hierarquia

 Impessoalidade

 Competência técnica

 Separação entre propriedade e administração

 Profissionalização do funcionário

• Teoria comportamental – Nesta teoria é muito interessante focar em alguns aspectos que são muito importantes para a administração, à ideia desses aspectos é renovar e revitalizar as organizações para adequá-las a um mundo em mudança dentre elas são:

 Motivação;

 Liderança;

 Comunicação

 Equipes

• Estado atual da teoria administrativa – Seu estado atual é bastante complexo, pois existe uma variedade enorme de abordagens relacionado ao seu estudo. Suas variáveis básicas (competitividade, tecnologia, estrutura, tarefas, ambiente e pessoas), constituem os principais componentes no estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com