TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captulos Do Plt Economia

Exames: Captulos Do Plt Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  4.297 Palavras (18 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso de Economia

ELIZANDRO LUAN MARTINELLI

JOCIMEIRE DA COSTA CAMARGO

GABRIEL MATHEUS VILHALVA VIEIRA

KARIANA GONÇALVES DIAS

AMANDA DE MESQUITA LIMA

ANDERSON TITO BENEVIDES ABREGO

ESTRURAS DE MERCADO, INFLAÇÃO E SETOR EXTERNO: A CRISE INTERNACIONAL DE 2008

Campo Grande – MS

MAIO 2013

ELIZANDRO LUAN MARTINELLI

JOCIMEIRE DA COSTA CAMARGO

GABRIEL MATHEUS VILHALVA VIEIRA

KARIANA GONÇALVES DIAS

AMANDA DE MESQUITA LIMA

ANDERSON TITO BENEVIDES ABREGO

ESTRURAS DE MERCADO, INFLAÇÃO E SETOR EXTERNO: A CRISE INTERNACIONAL DE 2008

Trabalho apresentado como atividade prática na disciplina Economiado Curso de Graduação emEngenharia Civil da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP, turma D12.

Campo Grande – MS

MAIO 2013

Capítulo 1

Estruturas de Mercado

Concorrência pura ou perfeita

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, consequente, o preço de equilíbrio.

Nesse tipo de mercado devem prevalecer os seguintes tópicos:

Mercado atomizado: composto de grande numera de empresas, como se fossem “átomos”.

Produtos homogêneos não existem diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes.

Não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado.

Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. São conhecidas por todos os participantes doo mercado.

A concorrência perfeita do mercado no longo prazo não existe lucros extras ou extraordinários, a apenas os chamados os lucros normais.

Como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários em curto prazo, atrairá novas firmas para o mercado, pois não a barreiras ao acesso.

Com o aumento da oferta de mercado os preços tenderão a cair, e os lucros extras tendem a zero. Haverá apenas lucros normais, implícitos nos custos.

Não existe o mercado tipicamente de concorrência perfeita.

Nenhuma firma isoladamente tem condições de alterar o preço ou praticar preço superiorao estabelecimento no mercado pois ela possui uma pequena participação no mercado e sua atuação não influenciara o preço de mercado por não dispor de quantidade suficiente para tanto. Contudo, a esse preço dado pelo mercado, ela poderá vender quanto puder limitada apenas por sua estrutura de custos, como preço é fixado, a receita adicional também é fixada e igual ao preço.

Monopólio

O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas as da concorrência perfeita. Neste tipo de mercado existe um único empresário dominante inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Portanto não a concorrência e nem produto substituído.

Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo.

Ao ser exclusivo do mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentara. Assim, enquanto em concorrência perfeita a demanda para a firma é dada, e é uma reta paralela ao eixo das quantidades, em monopólio a firma defronta com uma curva de demanda negativamente inclinada.

Quando o preço se elevar haverá uma queda relativamente pequena no consumo da mercadoria, o que redundará em aumento da receita total da empesa. Porem isso não significa que o monopolista poderá aumentar os preços indefinidamente: se o preço se elevar em demasia, pesara muito no orçamento dos consumidores, que tenderão a consumir menos do produto. Em outras palavras, a demanda deixara de ser inelástica, e passara a ser elástica.

Para haver monopólios deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Essas barreiras a entrada podem advir das seguintes condições:

Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital. As empesas já instaladas operam com grandes plantas indústrias, com elevadas economias de escala e custos unitários bastante baixos.

Patentes: enquanto a patente não passa para domínio publico, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem.

Controle de matérias-primas básicas:por exemplo, o controle das minas de bauxita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com