TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980.

As políticas sociais tiveram como alicerce a desigualdade social e se mantém nele até hoje . Todas as mudanças começaram desde o ano de 1930 em que o país sofreu grandes transformações  que fez com que mudasse sua fisionomia econômica, social, cultural e política. No período de ditadura militar a política social foi utilizada como compensação  aos direitos políticos e civis que devido ao ciclo expansivo  econômico se deu continuidade a industrialização desenvolvimentista no Brasil.    

No periodo de 1960 a 1980 a política brasileira tinha como principal assunto ser um período de modificações sociais, um pais considerado rural onde sua atividade principal era agrícola, um pais onde apenas era exportadas suas riquezas começa ser urbanizado, tendo um grande crescimento na área industrial caminhando para se tornar um pais desenvolvido mesmo que num processo lento.

As políticas sociais no Brasil teve sua origem ligeiramente ligadas ao desenvolvimento Industrial e urbano, e ela não se define nada a menos do que políticas (leis) que servem para garantir ou pelo menos exigir os direitos que cada cidadão possui, nos dando assim uma proteção, direito a sobrevivência justa, podendo usufruir até mesmo das riquezas que a vida pode os oferecer.

A mudança social teve seu inicio caracterizado por uma expansão fortíssima da renda percapita causando um crescimento nas desigualdades de distribuição de renda por pessoa física.

Durante os anos de 1960 a 1980 o Brasil teve um grande avanço industrial tendo assim um crescimento no processo de urbanização.

Postura do serviço social frente às políticas sociais no período de 1960 a 1980

O assistente social no período de ditadura militar não passava de alguém que executava as políticas sociais na sociedade, então o profissionais da área desenvolveram uma base teórica cheio de renovações voltadas as camadas excluídas do grupo social, devido a grande desigualdade que já existia desde aquele período.

O serviço social assim como qualquer outra profissão teve suas dificuldades e lutas para que houvesse um reconhecimento , possuindo também ainda assim características complexas que podem não serem aceitas  ou comprendidas pelo âmbito social.

A assistência social teve sua origem na década de 1930 no contexto de agravamento das questões sociais e do desenvolvimento do capitalismo, sendo importante lembrar que as políticas sociais  baseia-se  na desigualdade social  desde seu inicio até nos dias da atualidade.

Sua postura destacada durante esse período é conhecida como uma grande luta pelos direitos social e moral e a busca da valorização disso.

O serviço social estava em busca de melhores condições para classes de menor favorecimento financeiros . Tinha como principal objetivo a prestação de serviço para as classes trabalhadoras, defendendo os que trabalhavam em condições desumanas sem terem seus direitos.

Comportamento dos profissionais de Serviço Social no período

de 1960 a 1980.( Considerando o conteúdo que esta dentro da psicologia social)

Tinha um comportamento baseado em suas necessidades, A grande maioria dos grupos de pessoas, trabalhadores, e até mesmo os próprios grupos de políticos tinham interesse em comum, sendo diferente apenas da minoria considerados grupos radicais que reivindicavam mais os direitos que tinham.

Cada grupo mesmo com alguns interesses em comum defendiam suas psicologias de necessidade maior entre eles, e lhes garantiam uma vida descente, a psicologia cresceu vindo junto as políticas sociais, devido aos conflitos, turbulências, que exigiam cada vez mais que as pessoas precisavam de leis que as protegessem de toda a opressão que existia naquela época vinda da ditadura militar, fazendo isso tentando controlar pensamentos, ações dos cidadãos eles acreditavam que era a melhor forma para que conseguissem ficar no comando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com