TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do conhecimento cientifico

Por:   •  14/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  7.574 Visualizações

Página 1 de 2

Características do conhecimento científico

Segundo Bunge, o conhecimento científico pode ser relacionado em algumas de suas principais características. Esse conhecimento pode ser de várias maneiras, tais como:

Objetivo, fático: Por alcançar os fatos do mundo como objetos de conhecimento. Aponta originá-los como seria de verdade, independente se haver influência externa.

Analítico: Impõem as dificuldades demarcadas sobre a decomposição dos seus elementos. Assim, buscando entender o mecanismo e as causas de sua ocorrência, pelo os termos estudados.

Específico: Apontando um único tema, que será analisado de modo que metodologicamente o objeto será estudado;

Claro: Buscar o resultado exato, para não haver duvidas que cancelem o estudo da pesquisa.

Distinto: Quando o resultado está pronto depois dos experimentos, ele pode ser diferenciado um dos outros e dados por variáveis.

Universal, comunicável, público: A linguagem científica é comunicável em qualquer região do planeta, não sendo restrita a um setor social ou localidade, pode-se aprender qualquer pessoa que tem interesse.

Verificável: O conhecimento científico vem de um fundamento sólido que com certeza expõe sua exatidão. Essa exatidão vem da obtenção da averiguação ou exames experimentais que é chamado também de verificação.

Metódico: Compara variações infinitas de objetos, não dando o resultado final de todos juntos a levar em consideração sua estrutura, mas sim registrando os objetos que não são iguais.

Sistemático: Mostra que ordenado de maneira que as proposições científicas se liguem, de um modo que as firme. O sistema funciona elevando uma proposição fundamentada, que classifica, relaciona, e paralisa as compatibilidades ou incompatibilidades dos pontos do sistema. Com isso podemos dizer que o sistema dos critérios produz às diferenças, e o método as diferenças produzem os critérios.

Legal: Estuda o caso das supostas "leis naturais" para explicar os conceitos de ordem e regularidade dos efeitos do mundo. Trazendo novos conhecimentos e relações com suas causas por meio desta característica.

Explicativo: Traz uma descrição detalhada dos princípios, processos e as leis que abrangem os fenômenos objetivados. Sobre isso Bunge (1980, p. 30) diria que: “A história da ciência ensina que as explicações científicas se corrigem ou descartam sem cessar”.

Previsível: “Não se limitando ao que já apreendido na experiência, mas projetando-se à empreendimentos e realizações de futuros conhecimentos. A previsão permitida pela ciência torna eficaz o conhecimento, o planejamento, a administração e controle da situação de um estado de coisas, permitindo sua eficiência no asseguramento de suas conclusões. Constrói-se por meio de formulação de hipóteses que prenunciam uma ocorrência provável capaz de ser validada por meio dos métodos e técnicas de que a ciência dispõe.” (KAHLMEYER-MERTENS, 2005).

De forma genérica, os cientistas fazem toda a pesquisa buscando o melhor entendimento, para que os outros cientistas possam repetir. Procuram fazer o experimento e anotações com o maximo de exatidão, para não haver erros.

Se colocarmos que a ciência é um empreendimento, os sócios seriam os cientistas e especialistas, e assim todos deveriam de entrar no consenso de que os procedimentos sejam objetivos. A ciência é uma natureza quase remota que quanto mais objetiva mais se distancia das ciências humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com