TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos E Salarios

Monografias: Cargos E Salarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  4.122 Palavras (17 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 17

Aula Tema: Salário e Motivação

.

Passos 1- Pesquisar na biblioteca da unidade a base teórica para o desenvolvimento das demais etapas das teorias motivacionais de Maslow, de Herzberg e MacCleland e fazer um quadro comparativo para a elaboração do texto que contemplará:

1- Definição de salário;

2- Aspectos teóricos de Abraham Maslow- Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow;

3- Aspectos teóricos de Frederik Herzberg- Teoria dos fatores e motivacionais de Herzberg;

4- Aspectos teóricos de David MacClelland – teoria da motivação pelo êxito e/ ou medo de MacClelland.

Definição de salários

O salário é o rendimento que os trabalhadores auferem em troca do trabalho que despendem no processo produtivo. Sendo um preço, o salário é estabelecido, tal como qualquer outro preço, no mercado (neste caso no mercado de trabalho) através do encontro entre quem oferece trabalho (os trabalhadores) e quem o procura (as empresas).

O salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionário.

Aspectos teóricos de Abraham Maslow-Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow

A teoria de hierarquia das necessidades de Maslow é uma das mais importantes no campo motivacional. Ela busca explicar o que motiva os indivíduos a partir da análise de cada necessidade existente.

Para Maslow, as necessidades humanas podem ser divididas em cinco, dentro de uma escala na qual, a partir do momento em que temos uma necessidades satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes, até atingir á satisfação de todas elas. Mas ao mesmo tendo atingindo a satisfação da necessidade mais complexa, se alguma outra deixar de ser satisfeita, esta assume papel prepondente, tornando imprescindivel a sua satisfação.

Aspectos teóricos de Frederik Herzberg- Teoria dos fatores e motivacionais de Herzberg:

Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: ambiente de trabalho, relacionamento com os supervisores, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando de acordo com as aspirações dos funcionários, atingir um estado Maximo de não satisfação. Já os fatores motivadores que estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.

Aspectos teóricos de David MacClelland – teoria da motivação pelo êxito e/ ou medo de MacClelland.

David MacClelland Apresentou 3 necessidades ou motivos como os responsáveis pelo comportamento humano. A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo

A Teoria de McLelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. Mas, essas necessidades nunca são nulas, ou seja, sempre haverá um traço dessa necessidade, por menor que seja principalmente a "Realização", que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.

A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.

Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.

Atualmente a teoria de McClelland é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa.

Passo 2- (Aluno)

Fazer uma leitura individual do texto disponível nas paginas 98 e 100 do PLT, que aborda salário e motivação.

Passo 3- (Equipe)

1. Definição de salário

O salário é o rendimento que os trabalhadores auferem em troca do trabalho que despendem no processo produtivo.

Sendo um preço, o salário é estabelecido, tal como qualquer outro preço, no mercado (neste caso no mercado de trabalho) através do encontro entre quem oferece trabalho (os trabalhadores) e quem o procura (as empresas).

Salário é o valor efetivamente pago ao funcionário pelo seu trabalho desenvolvido dentro da organização.

2. Definição de motivação

A motivação é o motivo pela qual uma determinada pessoa ou organização é motivada a efetuar algo. Pode ser financeira, sobrevivência, estima e inveja, ou auto-realização. Uma das tarefas mais importantes é motivar e manter motivadas as pessoas do grupo.

• Financeira:

Aumento de salário ou benefícios;

Prêmios por alcance de metas

• Sobrevivência:

Alimentação;

Descanso;

Sexo;

• Estima:

Sentir-se bem na tarefa, função ou cargo;

Ausência de ameaças físicas ou verbais;

• Inveja:

Querer obter exatamente aquilo que o outro tem;

Sentimento de inferioridade;

• 5. Auto - realização:

Sentir-se realizado naquilo que faz;

Ser reconhecido;

3. Fatores que influenciam a motivação

A motivação é uma força particular

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um individuo.

Existem pessoas que pregam a auto- motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com