TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartona

Artigo: Cartona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

ESTUDO DE CASO CARTONA

A empresa cartona, é uma grande pioneira no Brasil em acabamentos gráficos, em 1927 quando surgiu, logo após a criação do primeiro escritório da multinacional Kodak, a empresa cartona cartão photo nacional LTDA, criada por João José Monegaglia foi instalada em São Paulo. Essa Pioneira foi “Tocada” pelos membros da Família Monegaglia onde depois da morte do filho do Sr. João José, a cartola é assumida por 3 jovens Ricardo Filho, Rodolfo e Rodrigo. Onde ainda sem experiência de conduzir uma empresa de grande porte com 70 anos de existência levou a empresa cartona para grandes mudanças devido as mudanças tecnológicas.

O método de ensino que o Sr. Ricardo passou para os seus filhos, onde os mesmos deveriam primeiro aprender a ser subordina do para depois ser um gestor, serviu muito para o sucesso da cartona nos dias atuais. Com toda a tecnologia a cartona tem como objetivo para os próximos 5 anos continuar crescendo com a empresa em si e em paralelo enfrentar uma mudança no mercado fotográfico devido as inovações tecnológicas que impactam a área.

Devido a todo avanço tecnologia e serviços on-line a empresa cartona deveria investir nos equipamentos de seus representantes comerciais facilitando a apresentação dos seus produtos e acesso em tempo rela ao estoque das mercadorias, a empresa poderia investir em um sistema onde os consumidores conseguisse visualizar os seus books on-line. Essa inovação daria um grande impacto no mercado. Já que notória a queda acentuada das vendas de filme fotográfico, revelação e artigos relacionados

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO POR COMPETENCIA E EMPREGABILIDADE

A empresa Cartona tinha um foco industrial e passou a investir em um primeiro momento em desenvolvimentos de produtos e distribuição, ela adotou uma estratégia (reengenharia), produzir eficiências nos processos empresariais pelo fato da entrega dos produtos serem feitas em menos espaço de tempo possível, os produtos e serviços são otimizados a satisfação do cliente, lucratividade , e o faturamento é crescente.

A empresa se preocupava com a distribuição dos produtos que é uma das características da gestão de reengenharia.

POSTURA DOS IRMÃOS MONEGAGLIA COM SEUS COLABORADORES

De um lado a equipe de profissionais da Cartona teve uma postura de lealdade

e “garra”, assumindo os riscos e batalhando junto com a diretoria. “Eles se empenhavam junto conosco”, conta Rodrigo. Do outro lado, a jovem diretoria assumiu uma postura de autoconfiança e responsabilidade, mostrando muita consciência de seu novo papel dentro da empresa. “O que foi interessante é que neste momento eu senti um pouco ‘eu posso, eu dou conta’. Eu me sentia forte... Cada um pegou um celular e eram 24 horas. Qualquer um que precisasse ligava no celular e estávamos disponíveis 24 horas”, relembra Rodrigo. Ambos os lados demonstraram um comprometimento que foi fundamental para o sucesso dessa nova diretoria.

VALORES FAMILIARES

Grande parte dessa postura se deve aos valores familiares cultivados pelo Sr.

Ricardo e D. Maria Aparecida, sua esposa que, primeiramente, nunca fizeram distinção ou demonstraram qualquer preferência entre os filhos, sempre respeitaram a individualidade de cada um, reconhecendo a importância de todos eles e colocando a união, o respeito e a humildade como base de sustentação de sua família. Esses valores familiares foram determinantes e essenciais para que os três irmãos conseguissem construir

esse modelo de gestão compartilhada. Segundo Rodolpho, “em nosso caso, a relação familiar foi determinante pela educação que nós tivemos, pela harmonia que era antes. O pai encorajava os irmãos a serem unidos. A figura dele era e é importante e a gente tem sempre essa coisa de família. Assim, de respeito e de ‘olha, vamos evoluir juntos’. Eu acho que essa herança que tivemos da união, da figura de nosso pai, realmente uniu mesmo. Foi determinante, porque no momento de estresse ou solidão, você tem esse apoio”. Por isso, desde o começo, os irmãos Monegaglia decidiram batalhar pela preservação do relacionamento entre eles.

Hoje os irmãos Monegaglia continuam baseando sua relação no respeito e na humildade.

 MISSÃO

Contribuir para que as pessoas continuem a registrar suas emoções

 VALORES

Integridade

Comprometimento

Valorização humana

Inovação

Melhoria contínua

 VISÃO

Ser uma empresa de referência, reconhecida como a melhor opção para os clientes,

3 GESTAO POR COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

Além disso, se alguns profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com