TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Cultura Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Caso Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Caso 1 – Cultura e Ética Organizacional

1.Apresente alguns factores críticos de sucesso da cultura organizacional da Scouthwest.

A Scouthwest começou por ter sucesso devido ao facto de ter tarifas baixas, muitos voos, bons serviços e devido às empresas concorrentes apresentarem preços mais elevados. No entanto, o seu sucesso dependeu maioritariamente dos recursos humanos, ou seja, dos seus próprios trabalhadores. A organização pagando salários baixos aos seus trabalhadores, conseguiu sempre motivá-los e fazer com que estes se dedicassem bastante ao seu trabalho, prestando bons serviços aos clientes. E porque? Em primeiro lugar porque o baixo salário era compensado com outros factores que faziam os trabalhadores sentirem-se bem e com vontade de desempenhar as suas tarefas (parte da sua remuneração era proveniente da participação nos lucros e nas acções da empresa). Esta recompensa demonstra preocupação e transparência por parte da empresa, com os funcionários; em segundo lugar porque na empresa havia sempre um bom ambiente de trabalho, dando bastante importância ao sentido de humor dos trabalhadores e à criatividade. Provavelmente, a empresa gostava que os seus trabalhadores estivessem sempre contentes e desempenhassem as suas funções com a máxima vontade, satisfação e alegria; em terceiro lugar porque apesar de os colaboradores trabalharem muito e até fazerem horas extraordinárias, tinham muita flexibilidade e emprego estável, tornando-os empenhados e estimulando sua autonomia.

A combinação destes fatores foi de extrema importância para que a empresa tivesse sucesso na sua cultura organizacional. Estes contribuíram sempre para a motivação e iniciativa dos trabalhadores, para a realização do seu trabalho com orgulho e contentamento e para um bom ambiente e “qualidade de vida” na organização. O sucesso na cultura organizacional da empresa também foi devido ao facto de em primeiro lugar estarem os funcionários da empresa em que o ambiente vivido, os comportamentos e bem-estar dos funcionários são a base para a realização de um bom trabalho na organização.

2.De que perspectiva/modelo esta empresa se aproxima mais, da “corporate culture” ou das “sub-culturas”? Justifique utilizando expressões do texto.

A organização aproxima-se mais da perspectiva “corporate culture”, uma vez que procura uma forte integração social dos colaboradores através de uma única e forte cultura. Nesta organização não parece existir diferentes culturas com naturezas diferentes. Os trabalhadores são motivados todos pela mesma mensagem e são tratados todos de forma igual. Na Southwest apenas existe uma cultura que integra todos os funcionários e representa todo o ambiente vivido na empresa (que lhe deu tanto sucesso), podendo até dizer-se que a empresa funciona como uma “família” pois os interesses e objectivos são os mesmos para todos, “(…) ela pode oferecer algo único no sector: estabilidade no emprego. Como uma grande parte da remuneração dos colaboradores vem da participação nas acções, eles trabalham muito e têm mais flexibilidade do que a maioria dos seus colegas que trabalham noutras companhias”. A empresa dá importância aos seus colaboradores, tentando aumentar a sua auto-estima e respeitando a individualidade, “(…) alguns colaboradores não deixam a empresa devido ao agradável ambiente de trabalho. A Southwest estimula o trabalho duro, mas também o divertimento. O sentido de humor é, por exemplo, há muito tempo um critério na selecção dos novos colaboradores”.

3. Identifique os principais valores organizacionais da Scouthwest.

A empresa baseia-se no respeito, na dignidade com que se trata os colaboradores, na motivação, valorizando o espírito de luta com as outras empresas concorrentes, a simplicidade, a lealdade dos colaboradores, a dedicação e o humor. A Southwest centra-se nos colaboradores como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com