TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Quintessencia

Casos: Caso Quintessencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 19

PROJETO: CONTROLE DAS FORMIGAS COM O USO DO GERGELIM NA HORTA ESCOLAR

LUISA ALVES DE ARAUJO

ORÓS, 2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

1.1. Tema 06

1.2. Objetivos 06

1.2.1. Gerais 06

1.2.2. Específicos 06

1.3. Justificativa 07

2. REFERENCIAL TEÓRICO 08

2.1. Da responsabilidade civil 08

2.2. Da Responsabilidade Contratual e Extracontratual 12

2.3. Da responsabilidade civil das operadoras de planos de saúde 14

3. METODOLOGIA 18

4. CRONOGRAMA 20

5. REFERÊNCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, pode-se observar que muitos problemas ambientais vivenciados pela humanidade advêm da falta de informação e senso crítico da população. Fatores como agrotóxico, desmatamento e escassez de recursos não- renováveis, consumismo, alienação e desperdício aliados ao padrão capitalista da nossa sociedade contribuem decisivamente para o aumento da poluição. O desafio do desenvolvimento sustentável está se tornando base para novas políticas ambientais e atitudes simples no cotidiano podem contribuir para potencializar essa mudança de comportamento da sociedade.

O grande desafio da sociedade moderna neste século é sem dúvida alguma alcançar outros séculos com um meio ambiente que propicie a perpetuação de nossa espécie. Tendo em vista tantos problemas ambientais pelos quais estamos passando. Manter uma agricultura com produtos saudáveis, livre de agrotóxicos é sem dúvida uma luta para muito árdua, mesmo porque existem vários tipos de pragas entre elas as formigas cortadeira que causam grandes perdas da lavoura.

SEGUNDO ------

As formigas cortadeiras da tribo Attini, especialmente os gêneros mais evoluídos Acromynnex (quenquém) e Atta (saúvas), podem ser considerados como herbívoros dominantes em muitos ecossistemas e, ocupam posição de destaque entre as pragas agrícolas. Segundo Jaffe (1993) uma colônia de Atta laevigata, é capaz de cortar cerca de 5 kg de material vegetal/dia e, numa densidade de até 50 colônias/hectare (atingida em certas monoculturas), essa espécie de formiga pode ser responsável pelo corte de 250 kg de material vegetal/dia. Para tentar amenizar os prejuízos causados pelas formigas o Homem tem se valido, através dos tempos, das mais variadas formas de controle, desde métodos caseiros até o uso de altas tecnologias. Atualmente, com os problemas ambientais é cada vez mais importante usar meios orgânicos que combata o problema sem agredir o meio ambiente.

Outro aspecto importante a ser considerado é que o controle de insetos sociais considerados pragas é particularmente complexo, devido às características de polimorfismo e polietismo das colônias. No caso das formigas cortadeiras, essa complexidade é ainda aumentada pela delicada interação planta x formiga x fungo simbionte (principal responsável pela nutrição das larvas e até de formigas adultas). Assim, é muito importante que as pesquisas voltadas para o controle desses insetos levem em conta esses fatores, procurando conhecer o alvo primário de ação e os aspectos mais complexos dessa interação. Partindo de informações gerais de agricultores da nossa região, sobre a utilização de plantas para o controle de saúvas e de dados empíricos da literatura, resolvemos aplicar o experimento na nossa horta escolar, que é totalmente orgânica.

Proteger o meio ambiente, garantir a produção agrícola para o sustento e produzir alimentos saudáveis é realmente o sonho de todos. Para tanto é preciso um empenho maior de todas as camadas sociais imbuídas num só propósito, e a escola como formadora de cidadãos , o de se organizar para que tenhamos sucesso na tentativa de sobrevivermos a tantos problemas que embora de origem ambiental, tem como seu precursor o próprio homem. Diante de tais dificuldades propomos desenvolver um trabalho de pesquisa sobre o uso do gergelim no combate as formigas, iniciando na horta escolar e podendo ser levado para observação em pequenas lavouras em parceria com os alguns agricultores da nossa comunidade. Essa proposta de trabalho que busca encontrar soluções simples e ecologicamente correta para o meio agrícola, uma das principais atividades das famílias dos nossos alunos e do município.

Dessa forma, se faz necessário a implantação da horta escolar para os primeiros passos do projeto e em seguida parte-se para o campo para melhor desenvolvimento do projeto.

Ressalta-se que este trabalho tem o apoio, dos ambientes de aprendizagem, conselho e do núcleo gestor escolar. Vale salientar que o trabalho será interdisciplinar e contextualizado, valorizando os conhecimentos regionais e empíricos para em seguida seferido artigo 1º, em seu parágrafo 1º, estabelece quem regula e controla esta atividade, do mesmo modo como colabora na percepção de qual o objeto destes contratos de prestação de serviços privados em saúde: ou seja, Está subordinada ás normas e á fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, qualquer modalidade de produto, serviço e contrato que apresente, além de assegurar a cobertura financeira de riscos de assistência médica, hospitalar e odontológica, outras características que o diferencie de atividade exclusivamente financeira, tais como:

• Custeio de despesas;

• Oferecimento de rede credenciada ou referenciada;

• Reembolso de despesas;

• Mecanismos de regulação;

• Qualquer restrição contratual, técnica ou operacional para a cobertura de procedimentos solicitados por prestador escolhido pelo consumidor; e

• Vinculação de cobertura financeira á aplicação de conceitos ou critérios médicos-assistenciais.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com