TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Quintessência

Trabalho Universitário: Estudo De Caso - Quintessência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PESSOAS 4

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

No desenvolvimento desta atividade, pretendo apresentar um histórico da empresa Quintessência, da sua fundação até os dias atuais. Demonstrar qual a missão, a visão e os valores da empresa.

Outra pretensão com a elaboração desta atividade, e assimilar o que acontece dentro de uma organização, tendo como referência os conteúdos estudados, tais como: Gestão de pessoas, no qual possibilita o melhor aproveitamento de pessoal e maior confiabilidade na hora de uma seleção, aumentando a possibilidade de acerto do profissional mais adequado para função. Responsabilidade Social e Ambiental, onde a empresa demonstra sua preocupação com o meio ambiente e a sociedade onde está inserida.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

1) Analisar as Ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da Organização (histórico da organização; Missão, Visão e Valores organizacionais).

Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o médico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.

Assim, em 29 de novembro de 1986, foi fundada em Bonsucesso a primeira Quintessência. O nome Quintessência (quinta essência) foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento, sem o qual, a matéria era considerada inerte, pois era essa “quinta essência” que permitia a vivificação da matéria. Naquela época, os quatro sócios com idades em torno dos 25 anos, aliaram seus conhecimentos e força de trabalho e durante 2 anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica. Em 1988, conseguiram abrir uma nova filial. Desta vez, no Flamengo, atendendo a um público com demandas e expectativas diferentes do público de Bonsucesso e já podendo contratar funcionários para ajudá-los a dividir o trabalho. Em seguida, vieram as filiais da Tijuca em 1993 e a do Méier em 1997.

Missão da Empresa

“A Missão da Farmácia Quintessência” é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um Crescimento sustentável.

Em 1998 a farmácia criou um laboratório de treinamento (CTQ) e implantou um serviço de atendimento ao cliente e profissionais da área de saúde.

Ela investe em programas sociais reciclagem de embalagens, apoio a nos médicos sem fronteira, coleta de resíduos farmacêuticos. Fornecimento de medicamentos homeopáticos a comunidade carente no rio (morro dos cabritos).

Visão da Empresa

“A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade “Do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.”

Medicamentos homeopáticos, alopáticos, horto-moleculares, fitoterápicos, florais e cosméticos.

Assistência farmacêutica

Projetos e campanhas de responsabilidade social e ambiental.

Participação em entidade técnicas e de classe para o fortalecimento do segmento farmacêutico de manipulação.

Disponibilização de diversos canais de atendimento, lojas, telefone, fax e internet.

Entregas em domicilio e via Sedex para todo o brasil.

Plantão aos domingos.

Valores da empresa

_ Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma.

Relação - seja com clientes internos ou com externos - pode ser duradoura sem ética, Respeito e dignidade;

_ Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio;

_ Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atendê-lo cada vez mais e melhor que Abrimos nossas portas todos os dias;

_ Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob a ótica de custos Para a empresa e benefícios para o cliente

_ Foco em Resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre causas e Efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados;

_ Valorização das pessoas: investimos no treinamento e na troca de idéias, experiências e. Valor como caminha para o crescimento profissional e pessoal de nossa equipe.

Com todas estas atitudes para melhorar o desempenho dos negócios quintessência traça um grande passo para a organização da empresa para se adaptar a competitividade acirrada e as exigências das normas e leis sanitárias e comerciais dos país.

2) Avaliar o plano e Gestão de Pessoas que está sendo elaborado pela empresa (verificar se as ações propostas correspondem com a Gestão De Pessoas estratégica); refletir sobre a implantação do processo de Gestão por Competências na empresa e relacionar as atribuições / funções dos colaboradores com o desenvolvimento de competências.

Inicialmente a empresa adotava um modelo tradicional de gestão de pessoas, modelo esse que enfatizava a administração de RH e não de gestão de pessoas. No entanto ressalta-se que um plano de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com