TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Quintessencia

Exames: Estudo De Caso Quintessencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho á seguir, abordará questões de Responsabilidade Social e Ambiental e também a importância da Gestão de Pessoas na organização, aprofundando os conhecimentos adquiridos durante o 6º semestre do Curso de Administração de Empresas, para dar ênfase no Estudo de Caso da Quintessência.

Empresa á qual foi fundada em Bonsucesso em novembro de 1986, por quatro jovens recém formados, que resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma Farmácia Homeopática. Assim surgiu a Quintessência.

No início os quatro sócios exerciam todas as funções, desde a limpeza até a visitação médica. Com o passar do tempo começam a receber o retorno de todo o empenho, e com o crescimento e a ampliação da Empresa, foi necessário a contratação de colaboradores para ajudá-los a dividir o trabalho.

Com esse crescimento, viram a necessidade da implantação de um sistema de Gestão de Pessoas e, será sobre isto que este trabalho dará ênfase.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES.

A Missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e os demais interessados.

A Visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Os Valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

Abaixo podemos fazer essa comparação com a Empresa Quintessência, onde podemos perceber que a definição vista acima, de Missão, Visão e Valores esta totalmente coerente com o que a Empresa apresenta. Inclusive na Visão, a Quintessência estipula um período para atingir o estabelecido, sendo que depois de alcançar este objetivo a Empresa poderá ampliar novamente está proposta no campo da Visão.

Missão – “A Missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar se seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitem gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.”

Visão (2009-2012) – “A Farmácia Quintessência será líder no Mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços”.

Valores

• Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade.

• Excelência na gestão.

• Direcionamento para o cliente.

• Exigência de rigor nos processos.

• Foco em resultados.

• Valorização das pessoas.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Podemos perceber que no inicio havia uma deficiência em relação á pratica da Gestão de Pessoas, a empresa ainda adotava um método tradicional que era a Administração em RH. Sendo que depois visualizaram a importância da implantação do modelo de Gestão de Pessoas, já que o desempenho do mesmo constitui um diferencial competitivo, agregando valor aos resultados da empresa, identificando também as necessidades e expectativas da parte interessada. Com a implantação do sistema de Gestão de Pessoas, pode-se informatizar e organizar todos os dados de pessoal, assumindo assim a função de transmitir aos colaboradores os valores da empresa e com isso contribuir para melhorar a produtividade e os resultados no trabalho.

Analisando a Quintessência verificamos esses Processos presentes, como o de desenvolvimento, manutenção e monitoração de Pessoal. Podemos observar que a Empresa foca muito em melhorias contínuas, nesta área de Gestão de Pessoas.

A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.

Desta forma analisando o Processo de implantação de Gestão de Competencia na empresa Quintessencia, podemos verificar que, ela foi realizada através do mapeamento e identificação nos cargos-chaves, onde ela buscava reduzir ou eliminar eventuais lacunas existentes dentro da organizção. Para isso ela focou nas seguintes questões a serem trabalhadas: as essenciais, funcionais e gerenciais, sendo que , se a Empresa não desenvolve suas liderenças, o valor do bom atendimento e a qualidades dos seus produtos e serviços , ela não consegue garantir sua capacidade de apresentar os resultados que a Empresa almeja.

Para isso foi feito um levantamento dos dados que seriam necessários para a realização do estudo, este que foi feito atraves de entrevistas e análises de documentos junto aos diretores e a gerente de treinamento da empresa. Depois das metodologias adotas para identificação das lacunas, os mesmo optaram pela escolha dos sub processos, que eram o Atendimento ao Cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com