TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Quintessência

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso: Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PESSOAS 4

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o estudo de caso da empresa Quintessência, mais concretamente em Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

São objetivos deste trabalho apresentar soluções ao caso da empresa Quintessência por meio de uma Gestão de Competências, com foco em uma metodologia de Gestão Moderna e Responsabilidade Social e Ambiental voltada para questões externas e internas da empresa.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e na internet.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

Empresa Quintessência foi fundada por quatro jovens recém-formados em farmacêutico, pela UFRJ, pois eles tinham um sonho de montar uma farmácia homeopática, para atender desde a receita até a manipulação do medicamento.

A primeira unidade foi fundada em Bonsucesso, no dia 29 de Novembro de 1986. Os quatros sócios trabalharam unindo força desde a limpeza até a visitação médica e esse empreendimento deu certo, tanto que no ano de 1988 abriram uma filial no Flamengo, essa unidade atendia um público com demandas e expectativas diferentes do público de Bonsucesso, já essa unidade os sócios puderam contratar funcionários para ajudar a dividir o trabalho. Em seguida, vieram as filiais da Tijuca no ano de 1993 e a do Méier foi em 1997. Quintessência possui cinco lojas atualmente, com a mais recente inaugurada no ano de 2007 na Barra da Tijuca.

Um dos aspectos mais importantes, se não o mais diretivo e o que mais orienta para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores da empresa. A Missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da empresa perante os seus clientes, e isso a Quintessência dispõem em sua Missão. Visão é a descrição do futuro desejado para a empresa e também reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos, o enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração, nota-se essas características quando a Farmácia Quintessência diz que será líder no mercado de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços. Os Valores de uma organização representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral, são resaltado em tópicos como atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade, excelência na gestão, foco em resultados, exigência de rigor nos processos, valorização das pessoas e dentre outros aspectos que a Farmácia Quintessência possui como valores de sua organização.

No inicio da organização não era conduzida por gestão de pessoas, e sim por modelo tradicional, com ênfase em administração de RH. Bem parecida com a Era Clássica e Neoclássica, sendo burocrática, centralizada, rígida e inflexível e com desenho matricial. Quando implantou o desenvolvimento por competências o setor se RH da organização melhorou e o desempenho de seus colaboradores também, pois através dele foram que se podem verificar os diversos níveis de deficiência e falta de conhecimento em relação às funções, metas e valores da empresa. Dentro de uma mesma loja entre funcionários que desempenhavam as mesmas funções, mas que depois de avaliadas e analisadas estas falhas foram corrigidas e aplicadas de uma maneira correta o que fez com que a implantação do desenvolvimento de competências fosse bem desenvolvida dentro da empresa, um método pratico e eficaz que fez com que a Quintessência ganhasse o seu premio em Gestão com Pessoas em 2008, na categoria de Pequenas e Micro Empresa.

A implantação da Gestão por Competências é uma atual realidade das empresas que desejam melhorar seu sistema de Gestão de Pessoas, pois representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, orientando esforços para planejar, captar informações dos funcionários, desenvolver habilidades e avaliar os resultados, tudo isto nos diferentes níveis da organização, tanto operacional, tático ou estratégico, (verificando competências essenciais, funcionais e gerenciais), avaliando as competências necessárias para alcançar seus objetivos, ou seja, trata-se de uma metodologia de Gestão Moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

Sendo pressuposto que o Planejamento Estratégico da empresa tende a uma Gestão do Conhecimento prensando desenvolver suas lideranças, o valor do bom atendimento, a ética nos relacionamentos e a qualidade dos produtos e serviços, as competências dispostas nas tabelas 4 (essenciais), 5 (funcionais), e 6 (gerenciais), realmente são condizentes com as necessidades da empresa, pois a partir do momento que se cria uma Gestão de Competências, estabelece competências como manter foco no cliente, conhecimento sobre o negócio, atuar com ética, iniciativas, aprendizado contínuo, entre outros, sobe essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas (GAPS) dessas competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a empresa Quintessência espera que eles façam (competências necessárias).

Relata que os diretores e os gerentes da Quintessência possuem conhecimentos profundos e aplicados para as atividades relacionadas à gestão farmacêutica, necessitando apenas da implantação de uma gestão de pessoas o qual já está em um processo bastante avançado conforme verificado. Logo, acredito que o processo de Recrutamento Interno e a técnica de seleção por Entrevista devem ser as melhores opções. A empresa esta buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com