TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celestin Freinet

Trabalho Escolar: Celestin Freinet. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

CELESTIN FREINET- pedagogo com excelência

Ceslestin Freinet nascido em 15 de outubro de 1896, em GARS no sul da França. Filho de camponeses criadores de ovelhas estudou em escola primaria e depois iniciou na escola normal de professores, serviu na primeira guerra mundial foi gravemente ferido por gazes tóxicos e nunca se recuperou totalmente. A sua história pedagógica começou como professor assistente, adepto da leitura e estudioso de escritores da época participou de um concurso de supervisão primaria, por não conseguir ser aprovado no concurso se afastou da pedagogia criou uma cooperativa com o objetivo de eletrificar o município, mas não durou muito tempo. Por ser membro do sindicato ele se encontrava muitas vezes com a ministra da educação, assim ressurge o interesse a pedagogia volta a lecionar onde começa a por em pratica suas primeiras experiências as aulas passeios e o livro da vida comunista francês praticante. Aos 30 anos se casa com ELIZE FREINET uma artista plástica anos depois tiveram uma filha. Logo após o casal monta uma cooperativa para a produção de instrumentos pedagógica ,que mas tarde se torna uma importante empresa . Por ser conhecido nacional e internacionalmente começam a ouvir boatos a respeito da escola e de seu trabalho pressionado pela direção é obrigado a pedir demissão do sue cargo na escola, o casal muda-se para vence onde com ajuda de amigos funda sua própria escola, com o objetivo de favorecer as famílias com mais dificuldades. Usando seu próprio método educacional além das aulas com as disciplina normais ,criou sete oficinas todas ligada a rotina do campo as crianças formavam grupos para o estudo e se alto avaliavam, dessa forma o pedagogo acreditava que esse ensino levava os alunos a adquirir experiência .suas principais qualidades e características era a liberdade, honestidade, dedicação e seriedade.

No ano de 1940 começa a segunda guerra e o pedagogo foi preso sob a acusação de ser perigoso e de ter muitas influencia politica por ser comunista o governo alemão sentia-se ameaçado , anos depois foi liberto.

Preocupava-se com o desenvolvimento de cada criança, ele criou um projeto que defendia a quantidade de alunos em sala de aula que deveria ter 25 crianças divididas pela mesma faixa etária de idade, defensor da teoria do bom senso ele não utilizava de métodos rígidos, buscava sempre que o professor e o aluno interagissem dentro e fora da sala, trocando experiência juntos assim acreditava em um melhor e mais completo para a transformação da humanidade, porque para freinet a formação de um ser não é só o agora o presente e sim o futuro.

Em 1966 aos 70 anos freinet morre na cidade de vence, sua esposa ÉLISE que sempre acompanhou em seus trabalhos pedagógicos e que juntos criaram varias técnicas de ensino, deu continuidade em seus trabalhos divulgando até 1983 quando ela veio a falecer aos 85anos.

O método de ensino freinet, ainda hoje é muito utilizado em vários países inclusive no Brasil com satisfação nos resultados exemplo é a correspondência escolar que facilita na comunicação entre as escolas, as vídeo aulas que levam as crianças a outros lugares a diversidade do conhecimento, a agenda escolar para anotação da semana, facilitando o acompanhamento dos pais junto ao filho.

Muitas universidade utilizam do método do educador francês,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com