TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia de Freinet

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este trabalho irá abordar a marcante passagem de Celéstin Freinet (1896-1966) na educação de sua época e destacará o importante legado que muito influenciou na pedagogia de dias atuais. Diante de pesquisas de sites e livros que relatam sua história foi possível descrever a vida de Freinet compreendendo a pedagogia aplicada dentro da escola, e conseqüentemente atribuir de forma prática a correspondência interescolar que em dias atuais encontra-se a aplicação desse método.

Palavras-chave: Freinet. Pedagogia Freinetiana. Correspondência Interescolar.

Objetivos do trabalho

Escolhemos este tema, pois Celestin Freinet foi o pedagogo que mais nos inteiriçou, a primeira por ele ter se aprofundado em seres iniciais, pois o nosso interesse e trabalhar justamente em seres iniciais. A segunda foi que despertou em nos a curiosidade de conhecer suas técnicas, de como suas observações nas crianças era profunda. A terceira foi e a importância que ele dava a cada criança, como ele se preocupava com cada uma delas, por isso ele elaborou técnicas para justamente fazer com que todas as crianças aprendessem, cada uma de sua forma. A quarta e ultima e principal para-nos, foi como ele lutou e dedicou sua vida para que tudo isso acontecesse e transformasse a historia da pedagogia.

A nossa estrutura se baseia em mostrar como foi a vida de Freinet, técnicas elaboras por ele, e como ele foi como pedagogo.

1 INTRODUÇÃO

Célestin Freinet sempre pensou diferente de todos os outros pensadores, um dos motivos foi por ele mesmo ter sido um professor se series primarias durante quase toda sua carreira. Ele sempre observava seus alunos, dali que surgiam ideias novas aonde ele montava sua proposta como pedagogo, ele buscava um desenvolvimento de cada criança, onde levasse o aluno a gostar da escola, e que mais adiante levasse eles a serem cidadãos consciente e que tivessem seus próprios pensamentos. Onde Freinet propõe uma pedagogia de pratica mais teoria, assim ensinou seus alunos a um ajudar o outro, ensinou a cada aluno a ter suas próprias responsabilidades, criando essas propostas ele ficou conhecido de varias maneiras ( “ Pedagogia do Trabalho, “Pedagogia do Bom Senso”, “Pedagogia do Sucesso”, “ Método Natural” e Pedagogia Freinet”).

Freinet foi o primeiro pedagogo que colocou em pratica cooperação entre alunos e professores, colocando suas ações em pratica, ainda na década 20, conscientizou os educares para eles colocarem o aluno sempre em primeiro plano, desenvolvendo técnicas de aprendizagem. Uma das primeiras cooperativadas de educadores foi o boletim, revista de textos infantis, troca de documentos, trocas de correspondências e encontros fora da sala de aula. Assim foi lançado o movimento pedagógico cooperativo.

Estas propostas de Freinet têm como objetivo a junção de cooperação de um trabalho coletivo, e valorizar a cada produção individual, dando a oportunidade para que cada aluno produza seu próprio ritmo, assim faz com que o aluno perceba a importância de sua produção colocando ela para todo o grupo e podendo melhorar sua construção e amplia-la pela interferência dos colegas.

Nosso texto vai mostrar como foi a historia de vida de Celestin Freinet, qual foram suas técnicas e como isso mudou a historia da pedagogia.

2 A Pedagogia e os Conceitos usados por Célestin Freinet

Celestin Freinet que nasceu no dia 15 de outubro de 1896 teve sua adolescência vida marcante, passagem na educação iniciada em 1913 quando ingressa numa escola normal obtendo dois anos após o título de professor de ensino primário.

Entre 1920 a 1925 ingressa como professor adjunto numa pequena escola com turmas de seis a oito anos de idade, mesmo com sérios problemas de saúde Freinet faz exames para lecionar como professor de letras conseguindo seu objetivo, mas renunciando ao cargo para retornar aos Alpes marítimos. Em 1922 conhece em Hamburgo as propostas da pedagogia libertária estudando a educação Soviética em 1925.

Após casar-se com Elise Freinet publica em 1927 o livro realizando no mesmo ano um congresso com participação de trinta professores sendo criado a partir daí a cooperativa de ensino Laico. Entre 1928 a 1933 acontecimentos como a transferência para a escola de Saint Paul de Vence aonde enfrenta diversos problemas que influenciam no interesse político da pedagogia progressiva, e um grupo de conservadores conseguem que Freinet seja demitido do cargo de professor, mas mesmo assim Celéstin Freinet e sua mulher “dão continuidade aos seus trabalhos na cooperativa e a escola de Freinet é inaugurada. Em 1940 quando Celéstin Frinet vai preso e encaminhado ao um campo de concentração de Var e fica seriamente doente e mesmo com a doença dá aulas aos companheiros de cela. Freinet consegue a liberação graças a luta de sua esposa e logo após ao fato alia-se ao movimento da resistência Francesa.Em 1947 sua cooperativa o “ICEM” já reunia mais de vinte mil participantes,já no ano de 1956 surge a preocupação com excesso de alunos em sala originando a partir daí uma campanha divulga nacionalmente objetivamente estipular vinte e cinco alunos por sala de aula.Mas no ano de 1966 no dia 8 de outubro Celéstin Freinet morre na cidade de Vence na França.

O pedagogo Francês Celestin Freinet, que fez uma revolução na educação, que se tornaram tão difundidos que seus conceitos e atividades escolares,são utilizados por educadores que utilizam suas técnicas sem nunca ter ouvido no autor .É o caso das aulas, passeios e das correspondências entre escolas. Entender a teoria de Freinert e fazer um bom uso, nos possibilita de torná-las mais vivas.

“A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola”

“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre a educaçã,continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.

“Assim que Freinert começa a dar aulas, o Movimento Escolanovista encontra se em plena atividade.Freinert tem a proposta inovadora da educação centrada na criança,uma educação em torno do aluno,apesar de uma visão machista e popular tanto da organização da rede de ensino como da aprendizagem em si.

Freinert sempre acreditou que é preciso transformar a escola por dentro pois é exatamente alí que se manifestam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com