TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORIZAÇÃO COM PLANTAS FRUTIFERAS NA PRAÇA DO CENTRO CULTURAL

Por:   •  24/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE GURUPI

ENGENHARIA FLORESTAL

CAMILA RODRIGUES REZENDE

KLEYTON SOUSA SILVA

LETICIA RAMOS DE MIRANDA

ARBORIZAÇÃO COM PLANTAS FRUTIFERAS NA PRAÇA DO CENTRO CULTURAL MAURO CUNHA EM GURUPI TOCANTINS

Projeto Apresentado ao Curso

De Engenharia Florestal da Universidade

Federal do Tocantins, Campus

Universitário de Gurupi

        

Gurupi- TO

Março de 2016

  1. Definição de problema

         A vida no planeta está totalmente relacionada com a existência das árvores, estas possuem importância nos diversos processos ecológicos, auxiliando na conservação do ambiente equilibrado ou ainda mais adequado (MACIEL et al. 2009).

         Grey & Deneke (1978) definem a arborização urbana como um conjunto de árvores que se desenvolvem em áreas públicas e privadas em uma cidade, visando bem-estar sócio-ambiental fisiológico e econômico da sociedade local.O efeito da urbanização acelerada tem provocado grandes modificações sobre a paisagem (GONÇALVES e PAIVA, 2004). Nesse contexto, a arborização urbana é um quesito importante para proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida da população, sob diversos aspectos (MILANO e DALCIN, 2000).

                A arborização além de amenizar problemas ambientais, também proporciona inúmeros benefícios como: absorção de parte do calor e da poluição atmosférica, neutralizando seus efeitos, ocasiona sombreamento, diminui a poluição sonora, reduz a velocidade dos ventos dentre outras boas ações. Afinal as árvores necessitam absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, sendo uma solução tanto para a poluição quanto para o paisagismo (MELO et al, 2007). De modo geral, a arborização das cidades brasileiras não tem um planejamento prévio, daí a decorrência de sérios problemas de manejo.

           Arborizar é uma atividade onerosa e, portanto, requer um planejamento adequado, para evitar correções futuras; em razão disso, o plantio de árvores no espaço urbano, segundo Gonçalves (1999), já não pode ser realizado de forma amadorística, pois as necessidades urbanas a serem mitigadas envolvem avaliações estética, ecológica, psicológica, social, econômica e política; mesmo as cidades que tiveram a sua arborização planejada podem necessitar de correções futuras.

            Por isso faz se necessário levantar onde e como estas plantas estão sendo utilizadas e localizadas na área urbana. Pois só assim conseguiremos realizar projetos e adequados de forma mais eficiente trazendo os benefícios que a arborização urbana tem a oferecer a uma cidade. Segundo Milano (1988), arborizar uma cidade não significa apenas plantar arvores em suas ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação públicas e proteger áreas verdes particulares. Mas sim atingir um objetivo de ornamentação, de melhoria da qualidade de vida da população, como também estar fundamentado em critérios técnicos científicos que viabilizem tais funções.

  1. Justificativa

Por se tratar de uma praça no centro da cidade, percebe-se uma carência de área verde, alterada devido ao crescimento urbano. Tal fato proporciona desconforto ambiental para aqueles que a utilizam como local de lazer.

  1. Objetivos:

3.1 Objetivos Gerais

Aumentar a área verde da praça com plantio de árvores frutíferas da região.

 

3.2 Objetivos específicos

         Diversificar a quantidade de espécies arbóreas;

 Melhorar a qualidade do ar;

         Minimizar os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e pelos transeuntes;

         Proporcionar conforto térmico por meio de sombreamento;

         Proporcionar alimentação a avifauna urbana;

  1. Hipóteses

Espera-se que com o aumento de plantio das plantas frutíferas a praça seja usada como forma lazer e que possuem frutas para a comunidade

Que a qualidade do ar melhore, mitigando alguns impactos ambientais.

4.1 Questões de pesquisa

        Dados que serão coletados através de entrevista, que será realizado com 100(cem) pessoas presentes na praça. Para a realização desse trabalho será utilizado o questionário da figura dois, no qual conterá 9(nove) questões , que darão ao entrevistado a possibilidade de expressar sua opinião sobre o estudo.

Pesquisa de Opinião

  1. Idade _____________ anos
  2. Sexo: (  ) M (  ) F
  3. Você sempre frequenta essa praça?

(  ) SIM (  ) NÃO

  1. Quais dias da semana que você mais frequenta a praça?

(  ) Durante a semana (  ) Sábado (  ) Domingo (  ) Feriados

  1. Em que período você mais frequenta a praça?

(  ) Manhã (  ) Tarde (  ) Noite

  1. Qual (is) o motivo (os) que o leva a esta praça?

(  ) Caminhar (  ) Ler (  ) Levar criança (  ) Descançar

  1. O que mais você aprecia e menos aprecia no local?

+ _________________ - ________________

  1. O que você acha da arborização da praça?

(  ) Ótima (  ) Boa (  ) Ruim (  ) Péssima

  1. Você acha que a implantação de arvores frutíferas nativas melhoraria o aspecto da praça?

        (  ) SIM (  ) NÃO

Figura 1. Questionário a ser utilizado na pesquisa de opinião que será realizado na Praça do centro cultural mauro cunha em Gurupi, Tocantins.

  1. Materiais e métodos

 5.1 Descrições locais

            A cidade de Gurupi possui população estimada em 82.762  habitantes, segundo o IBGE localizada na região sul do estado com 287 metros de altitude e 11°43’45'’  de latitude sul e 49°04’’07’’  longitude oeste. O clima segundo a classificação de Koppen é do tipo Aw (tropical, com temperatura média do mês mais frio do ano maior de 18°C, com chuvas de verão e estiagem de inverno).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com