TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA CENTRO CULTURAL ZONA NOROESTE EM SANTOS

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 9

2. OBJETIVOS DO PROJETO 10

3. NECESSIDADES A SEREM ATENDIDAS 11

4. JUSTIFICATIVA DO PROJETO 13

5. PRODUTO DO PROJETO 14

6. EAP DO PROJETO 16

6.1 - Análise do local 16

6.1.1 - Análise do fluxo de pessoas 16

6.1.2 - Análise de seguranças disponíveis 16

6.1.3 - Análise do sistema de câmeras: 16

6.2 - Como melhorar a segurança 16

6.2.1 - Aumento de guardas disponíveis: 16

6.2.2 - Investimento no sistema de câmeras: 17

6.2.3 - Solicitação de ronda policial: 17

6.3 - Implantação das melhorias 17

6.3.1 - Contratação: 17

6.3.2 - Instalação de novas câmeras: 17

6.3.3 - Disponibilização de viaturas policiais: 17

6.4 - Finalização 17

6.4.1 - Retomada de eventos: 17

7. CRONOGRAMA DO PROJETO 18

8. CUSTOS DO PROJETO 21

9. RISCOS E CONTINGÊNCIAS DO PROJETO 23

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

SUMÁRIO DE FIGURAS

Figura 1 - EAP Projeto. Fonte: http://www.wbstool.com 16

Figura 2 – Cronograma. Fonte: Autores 18

Figura 4 - Riscos. Fonte: Autores 23

1. APRESENTAÇÃO

O Centro Cultural é um espaço de lazer comunitário, assim como também, a possibilidade de se tornarem atrativos turísticos, caracterizando os seus frequentadores quanto aos fatores socioeconômicos, de faixa etária, de gênero, envolvimento na elaboração e na participação das atividades. Geralmente são espaços de lazer comunitários onde são desenvolvidas atividades variadas de lazer voltadas para diferentes públicos da comunidade do entorno. A necessidade de participar do lazer e a satisfação em interagir e integrar as partes envolvidas é muito importante, assim como a disponibilização desses espaços para a comunidade.

2. OBJETIVOS DO PROJETO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de melhoria da segurança do Centro Cultural da Zona Noroeste de Santos. A expectativa é de que, com essa melhoria, os moradores dessa região possam frequentar o local sem receio e que possam usufruir das diversas atividades oferecidas no espaço, tornando-o assim, uma importante ferramenta de lazer para a comunidade em questão.

3. NECESSIDADES A SEREM ATENDIDAS

Temos como necessidade ao fim desse projeto alcançar as metas impostas desde o começo e, assim, fazer com que o centro cultural seja novamente um espaço público voltado a cultura e lazer, e que não traga a imagem de um local sujeito a crimes. Segundo (Santos, Sergio. Estado de SP tem o 14º aumento consecutivo de roubos. 26 ago. 2014. Disponível em: http://www.blogdosergiosantos.com.br/2014/08/criminalidade-estado-de-sp-tem-o-14.html>. Acesso em: 12 maio 2015) "Estado de São Paulo tem o 14º aumento consecutivo de roubos", tendo em vista esse crescimento buscamos, através de pesquisas, apresentar soluções eficazes contra esses roubos para garantir que a segurança, tanto do espaço público quanto a de seus frequentadores, seja garantida.

Desde sua criação o centro cultural da zona noroeste tem como objetivo atender as necessidades básicas de cultura e lazer da comunidade em que está localizado, porém devido ao aumento na criminalidade esse objetivo deixou de acontecer, pois os principais interessados deixaram de frequentar o local, segundo (Benites, Rogério. Estado de SP prepara pacote contra aumento da criminalidade. São Paulo. 03 maio 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1272602-estado-de-sp-prepara-pacote-contra-aumento-da-criminalidade.shtml>. Acesso em: 12 maio 2015) " O objetivo é dar uma resposta à opnião pública devido ao aumento da criminalidade, com ações que podem colocar mais policiais em atividade e melhorar a investigação a médio prazo " com esse pacote no aumento de policiais surge a oportunidade de melhoria na segurança do local, sendo assim buscamos aumentar a segurança do nosso projeto através de rondas policiais.

Segundo (Wilson, James e Kelling, George. 1982) em “Teoria das Janelas Quebradas” um estudo que demonstra como começa a degradação de um espaço, o estudo ficou conhecido com esse nome devido ao exemplo dado por eles. Em um local há uma janela quebrada e não há o concerto, outras pessoas que passam pelo local se sentem à vontade para comentar e praticar o mesmo vandalismo, já que uma vez que foi feito e não foi apresentado o mínimo de importância e a janela continuou quebrada, isso começa em uma casa e se espalha para as casas vizinhas, pois ninguém quer ter uma casa arrumada ao lado de uma casa desarrumada; logo o sentimento de anarquia se espalha podendo atingir a rua inteira e até mesmo o bairro. Este tipo de situação está acontecendo com os espaços públicos onde ao ser cometido algum delito, mesmo diante de muitas pessoas simplesmente param de frequentar o local e de um a um o espaço público se torna a casa desses assaltantes.

4. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Os problemas de falta de segurança nos espaços púbicos são diversos, mas entre os principais estão os roubos nas imediações do local, nesse caso, o Centro Cultural da Zona Noroeste.

Esses aspectos causam certa degradação ao espaço fazendo com que menos pessoas frequentem ou simplesmente passem por aquele local, sendo que quase ¼ da população de Santos reside na Zona Noroeste da cidade. No bairro Areia Branca onde se localiza o Centro Cultural, existem 26 mil moradores que obrigatoriamente passam por aquele caminho para chegarem aos seus destinos.

Foram investidos R$ 7,9 milhões na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com