TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro vocacional e técnico, com modernos métodos de ensino

Projeto de pesquisa: Centro vocacional e técnico, com modernos métodos de ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

CENTEC CVTEC

INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO CENTRO VOCACIONAL TÉCNICO

INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO - CENTEC

CENTRO VOCACIONAL TÉCNICO – CVTEC

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA

Crato - CE

2014

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA

ALUNA: ANA PATRICIA SANTANA DE QUEIROZ

ORIENTADOR: SANGIELO LUCIANO CRUZ

SUPERVISOR (a): ALEXANDRA PESSOA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE 80hs

Crato - CE

2014

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço a DEUS, por ter me dado força, coragem e perseverança para chegar até aqui, agradeço aos meus professores que me repassaram os seus conhecimentos de forma clara, agradeço a Instituição São Vicente de Paula e aos seus colaboradores por terem me recebido e transmitido informações preciosas, agradeço aos meus filhos Tereza e Matheus, que são a razão de todos os dias eu levantar cedo e sair para batalhar pelo nosso melhor, em fim agradeço aos meus parentes e amigos que contribuíram de forma direta e indireta para que eu conseguisse finalizar o meu curso com êxito.

INTRODUÇÃO

O estágio é um momento fundamental para á formação de um bom profissional, contudo, acredito que a formação de um bom profissional não se limita apenas nas teorias estudadas no seu tempo de universidade e tão pouco encontra seus caminhos a partir das experiências vivenciadas em seu curto período de estágio, entretanto, acredito que é um processo continuo, que requer esforço constante, auto confiança e a busca diária de novas experiências e novos desafios.

A instituição CVTEC – Centro Vocacional Técnico, com sua moderna metodologia de ensino e profissionais bem preparados, ministrou de forma clara e bem proveitosa o curso Técnico em Cozinha, proporcionando um período de estágio, onde pude ter a oportunidade de conhecer e poder avaliar uma cozinha profissional em total funcionamento, esse estágio teve como objetivo de aperfeiçoar e poder observar os pontos negativos e positivos dentro de um ambiente de trabalho, trazendo para mim novas experiências e novos desafios, absorvendo novos aprendizados.

Tive a oportunidade de conhecer e poder avaliar a instituição Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, localizada na Avenida Cel. João Coelho, 299 - Centro - Barbalha - Ceará. CEP: 63180-000 - Fone: (88) 3532-7100, que tem um amplo e bem preparado local de trabalho de cozinha hospitalar, o meu objetivo nesse curto período de estágio, foi poder avaliar de que forma as pessoas ali presentes trabalham, quais métodos eles usam, quais formas de armazenamentos, congelamentos, cortes, cozimentos, dentre outros processos de higiene e limpeza que eles usam e de que forma fazem isso.

DESENVOLVIMENTO

O Hospital São Vicente tem em suas instalações uma ampla cozinha, onde se prepara todo tipo de alimentação, porém, pude observar que os profissionais que ali atuam, quase não usam as técnicas de cortes e nem de cocção, entretanto, apesar de ser uma cozinha de grande porte os alimentos são preparados com simplicidade, mas, no final tudo sai bem feito. Para cada manipulação exercida tem uma bancada e cada uma elas tem a sua cuba (pia), tem cuba para higienizar a louça do paciente, tem a cuba das panelas, uma para legumes, uma para as carnes e outra para a louça do refeitório. Tem uma bancada separada com um microondas e um refrigerador, tem um local separado com um liquidificador só para uso de alimentos manipulados em sondas.

Quanto ao Armazenamento dos Alimentos, é um processo feito com bastante cuidado, cada alimento é muito bem conservado, a camara fria mede 3MT e cada compartimento tem sua divisão com prateleiras, e cada tipo de alimento é separado por compartimento, no compartimento das carnes, cada prateleira tem uma seta indicando o tipo de carne que ali está armazenada. No primeiro compartimento conserva-se os legumes, verduras, frutas, queijos e iogurtes, sendo que, cada um tem sua própria prateleira e todos são bem divididos e bem armazenados em embalagens plásticas. Para os cereais tem uma dispensa com compartimento e prateleiras bem divididos, tudo organizado de forma correta. Para cada retirada de alimento da camara fria ou da dispensa, é pesado e anotado tudo em uma planilha, para controle do setor, e no final do dia é tudo repassado para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com