TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chiavenato

Resenha: Chiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 3

Chiavenato (2008), “a saúde e segurança das pessoas são um dos principais apoios para se manter a força de trabalho que a organização deseja”, ou seja, as organizações devem oferecer a seus colaboradores condições saudáveis para que estes possam desenvolver suas atividades, assegurando-os assim o pleno exercício de suas funções, levando em consideração o seu bem-estar físico e mental.

Lembramos também de Abrahan H. Maslow que segundo Chiavenato (2008), contribui com sua hierarquia das necessidades humanas, onde estas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano, sendo a base composta pelas necessidades primárias (necessidades fisiológicas e de segurança); enquanto no topo estão as necessidades secundárias (necessidades sociais, de estima e auto-realização)

Segundo Chiavenato (1999), o conceito de qualidade de vida no trabalho está ligado diretamente ao respeito pelas pessoas.

Para Claus Möller (1994, apud TAUBLIB, 1998): “a qualidade pessoal pode se definida como a satisfação das exigências e expectativas técnicas e humanas da própria pessoa e da outra”.

De acordo com Zocchio (1996, p. 78) “uma política definida de segurança no trabalho é uma forma de dar estabilidade às suas atividades profissionais”.

Costa e Costa (2004, p.06) definem acidente de trabalho da seguinte forma:

Acidente, palavra de origem latina – accidens (acaso) -, é qualquer fato que

interrompe o andamento normal de uma ação ou acontecimento, causado por fatores

que podem ser de origem humana, social, ambiental, instrumental etc., e que

provoca danos pessoal, material, ou ambos. Quando não provoca danos recebe o

nome de Incidente.

De acordo com Marras (2000, p.208), a antecipação a acidentes no trabalho é um lanejamento de longo prazo que objetiva, antes de tudo, a conscientização do empregado em resguardar ua própria vida e dos companheiros por meio de ações mais seguras e de um pensamento constante sobre a descoberta a priori de condições inseguras que possam originar eventuais acidentes no trabalho

O programa de medicina ocupacional executa programas de preservação da saúde dos trabalhadores, aborda exames médicos exigidos pela lei, palestras de medicina preventiva, preparação do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com análises clínica e exames complementares, buscando a qualidade de vida dos funcionários e aumento de produção da empresa (CHIAVENATO, 2004, p.432).

De acordo com Chiavenato (2004, p. 433) o estresse contempla um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente.

Com o desenvolver deste trabalho, torna-se necessário destacar a sua importância prática como subsídio para a melhoria das condições de trabalho no órgão objeto do estudo. Desta forma, o objetivo geral de um estudo como esse tornar-se-á plenamente atingido a medida em que novos debates e discussões sobre tema forem estimulados, e algumas de suas descobertas forem aplicadas na realidade.

A Qualidade de Vida no Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com