TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHILLI BEANS

Ensaios: CHILLI BEANS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  2.239 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso

Chilli Beans

Respostas dio estudo de caso passado na aula anterior.

1) As características mais marcantes de Caito Maia é otimista e apaixonado pelo que faz, é bem relacionado (networking) e é líder e formador de equipes

2) Caito é um empreendedor nato, o instinto de negócio está em seu sangue. A influência da família na música auxiliou na questão da persistência, "correr atrás dos sonhos e objetivos" mesmo existindo a possibilidade de fracasso.

3)Ao conhecer a história de Caito e da Chilli Beans, você pode notar que não houve desenvolvimento de um plano de negócio para empresa (que quase quebrou). No entanto, Caito vislumbrou a oportunidade de criar a Chilli Beans a partir de observações práticas e de sua experiência comercial, vendendo produtos importados à sua rede de amigos. Identifique as principais fases da vida de Caito, procurando fazer um paralelo com algum empreendedor de sucesso que você conhece. Quais as semelhanças entre eles? Quais as diferenças? Como a identificação da oportunidade de negócios ocorreu no caso identificado por você?

A Chilli Beans é uma empresa muito conhecida no Brasil, assim como a rede de fast-food Habib’s, desse modo, Caito Maia e Antonio Alberto Saraiva, seus fundadores respectivamente, apresentam características semelhantes assim como distintas.

Entre as semelhanças podemos destacar:

Ambos não planejavam ser empreendedores. Caito planejava ser músico e Antonio médico.

Ambos são visionários. Caito quis criar a marca própria, abrir o próprio ponto de vendas e trazer os produtos diretamente da China e Antonio investiu na variedade do cardápio de comida árabe, apostando em produtos mais comuns ao público brasileiro: pizza, pastel e chopp e em valores acessíveis ao orçamento do público de baixo poder aquisitivo.

Ambos procuram surpreender seus consumidores. Caito aposta no modelo de fast fashion, lançando mais de dez modelos de óculos por semana e Antonio leva como filosofia que "Não basta atender o cliente com eficiência e sim surpreendê-lo sempre" através de novas estratégias, tais como: entregas rápidas, serviço de atendimento ao cliente, entre outros.

Ambos investiram na rede de franquias.

Entre as diferenças podemos destacar:

Caito agiu sem planejamento e Antonio procurou pessoas especializadas em seu ramo, para consolidar seu investimento (comida árabe);

Caito não foi influenciado pela família para montar seu negócio, enquanto Antonio se sentiu "obrigado" a assumir o negócio da família quando seu pai faleceu;

Caito por realizar venda de produtos do exterior aos amigos adquiriu habilidades no ramo das negociações, vendas e sabia se relacionar com as pessoas. Antonio, por sua vez, era inexperiente e não conhecia o trabalho realizado na empresa do pai, passando por muitas dificuldades na gerencia da padaria (em anexo, a história de vida de Antonio Alberto Saraiva).

Com base nisso, conclui-se que Antonio identificou a oportunidade de negócio, a partir do momento em que vendeu a padaria de seu pai e investiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com