TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania

Trabalho Universitário: Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliando a discriminação de gênero ou de orientação sexual em nossa sociedade

Em meio a um momento em que a violência assume uma dimensão significativa em nossa sociedade, cabe uma reflexão acerca das formas de violência que se têm desenvolvido entre os gêneros. E esta, sem dúvida, tem incidido com mais ênfase sobre as mulheres, quer a física - espancamentos, estupros etc. –, tão bem conhecida, quer aquelas outras formas sutis, engenhosas, compreendendo a chamada violência simbólica, que, na verdade, mascaram fortes desigualdades. Impossibilidade de acesso a todas as modalidades de trabalho, além da desvalorização do trabalho feminino, discriminação quanto à educação, incapacidade política, civil, restrições ao exercício da sexualidade, todas são, igualmente, formas de violência. E, atentar para tais limitações que, por tanto tempo, impediram que as mulheres tivessem o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, constitui-se numa contribuição para o desvendamento das relações sociais em nosso país.

Por outro lado, a violência motivada pelo ódio contra pessoas LGBT também tem se mostrado evidente. As atitudes homofóbicas profundamente enraizadas, muitas vezes combinadas com uma falta de proteção jurídica adequada contra a discriminação em razão de orientação sexual, expõem muitas pessoas LGBT, de todas as idades e em todas as regiões do mundo, a violações evidentes de seus direitos humanos. Elas são discriminadas no mercado de trabalho, nas escolas e nos hospitais, e maltratadas e rejeitadas por suas próprias famílias. Acabar com a violência e a discriminação contra indivíduos em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero é um grande desafio dos direitos humanos.

Pensando nessas questões, a proposta deste trabalho é verificar a existência em nossa sociedade da discriminação baseada nas relações de gênero e na orientação sexual, bem como avaliar a consciência das vítimas sobre seus direitos. Para tanto, foram definidos dois grupos: homossexuais e mulheres, para que você possa escolher e realizar uma pesquisa de opinião.

Proposta de Trabalho

1) Você deve escolher um dos seguintes formulários para realizar a atividade:

a. Entrevista sobre discriminação por orientação sexual

Deve ser respondido, obrigatoriamente, por um homossexual.

b. Entrevista sobre discriminação de gênero/violência doméstica

Deve ser respondido, obrigatoriamente, por uma mulher.

2) Para atender à proposta da atividade, você deve escolher, se possível, uma pessoa que já tenha sofrido algum tipo de discriminação ou violência. Não é obrigatório colocar no formulário o nome do entrevistado.

Importante: Ao propor a entrevista, a pessoa deve se sentir à vontade para responder as questões. Portanto, explique com clareza que a atividade é para fins acadêmicos.

3) Para a validação do trabalho é necessário enviar pelo diário de bordo o formulário da entrevista escolhida, devidamente preenchido, com as respostas às questões propostas até a data limite de entrega (26/09/2014).

4) Para responder os itens finais da ficha de avaliação você deverá se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com