TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citações Chiavenato

Artigos Científicos: Citações Chiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  18.807 Visualizações

Página 1 de 2

Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe.

Henri Fayol

Segundo Chiavenato (2004), Fayol definiu o ato de administrar como: Prever (planejar), organizar, comandar, coordenar, e controlar. Sugeriu de acordo com Maximiniano (2005), que a função administrativa era a mais importante de todas, e definiu cada um dos seus componentes descrito anteriormente como:

• Prever (Planejar): Visualizar o futuro e traçar o programa de ação (CHIAVENATO, 2004).

• Organizar: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento (MAXIMINIANO, 2005).

• Comando: Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade (FAYOL, 1989).

• Coordenação: Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).

• Controle: Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens (CHIAVENATO, 2004).

A administração é exercício, não ciência. A esse respeito, ela pode comparar-se com a medicina, a advocacia e a engenharia. Não é conhecimento, mas desempenho. Além disso não representa a aplicação do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no conhecimento e na responsabilidade.Drucker 2001

Já segundo Maximiano (2004), o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações como o futuro. É uma aplicação específica do processo de tomar decisões. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em práticas no futuro, são decisões de planejamento.

A função básica da liderança é esclarecer os objetivos que a empresa pretende realizar e auxiliar as pessoas a executá-las. Liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. (STONER; FREEMAN, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com