TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política

Monografias: Ciência Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

1) Aristóteles reconhece três tipos de Estado ou organização da Polis: Monarquia, Aristocracia e Democracia. O que caracteriza a Democracia é que todos os cidadãos participam do poder e tem os mesmos direitos. A Aristocracia reduz-se à participação e direitos de uma minoria. E a Monarquia, a uma só. Aristóteles defende um governo misto composto por oligarcas e democratas. Essa posição de Aristóteles tem a ver com seu conceito de “meio termo” ou "mediedade". Aristóteles divide as funções dos cidadãos da polis em três: Aos jovens caberá a guarda da cidade, aos cidadãos mais experientes caberá o governo e aos cidadãos mais idosos caberá exercerem o sacerdócio e aconselhamento. Para o filósofo a liberdade é melhor assegurada quando os cidadãos se alternam entre governantes e governados como acontece numa democracia. Para Aristóteles, a competência do povo ou cidadãos em conjunto é melhor do que a do melhor homem possível. Além disso, um número maior de pessoas é menos corruptível do que poucos ou um só.

2) Montesquieu seria, por um lado, um discípulo dos filósofos clássicos. Enquanto tal, desenvolveu uma teoria dos tipos de governo que, mesmo que difira, em alguns pontos, da teoria clássica de Aristóteles, se encontra de acordo com o clima e a tradição desses filósofos. Ao mesmo tempo, Montesquieu seria um sociólogo que investiga a influência que o clima, a natureza do solo, o número de homens e a religião podem exercer sobre os diferentes aspectos da vida coletiva.

Montesquieu distingue três tipos de governo: República, Monarquia e Despotismo. Cada um destes tipos é definido por referência a dois conceitos, que o autor de O Espírito das Leis chama a natureza e o princípio do governo. Aristóteles divide o governo em Monarquia. Aristocracia e Democracia.

Questão 2

"Todos os Estados, todos os domínios que exerceram e exercem poder sobre homens, foram e são, ou Repúblicas ou principados." Com essa afirmação, Maquiavel classifica as formas de governo com somente duas vertentes: República e Monarquia.

República

Caracterizada pela temporalidade do poder e seu exercício é atribuído ao povo. Outra característica marcante é que ninguém ocupa o maior cargo de uma República se não for através de eleições, portanto está intrinsecamente ligada a um partido ou a uma coligação de partidos políticos.

A República pode ser subdividida em:

* República Direta: onde a população exerce diretamente as funções do Estado. Exemplo.: Catões da Suíça onde a população se reúne em assembléia ou indiretamente em que a comunidade elege seus representantes.

* República Presidencial: onde o presidente ocupa a função de Chefe de Estado e Chefe de Governo

* República Parlamentar: em que as funções são divididas, ficando o presidente com a função de Chefe de Estado e o Conselho de Ministros com a chefia de governo.

Monarquia

Que é marcada pela vitaliciedade do poder, que é confiado a uma pessoa física, no caso monarca ou rei, que está no cargo não pelo consenso da coletividade, mas por razões históricas tradicionais, por esse motivo o monarca está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com