TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas

Trabalho Escolar: Ciências Políticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Caso 10

Ciências Políticas

Sim, a exclusão pelo fato da sociedade de Atenas ser de grande massa, estrangeiros e menores de 18anos.

A democracia dos antigos apesar de ter sustentado a tese de que todos são iguais perante a lei, não fez a inclusão dos escravos, mulheres e estrangeiros;

Na democracia atual temos a igualdade entre todos, abolindo a escravatura a constituição de 88 não deixou de fora mulheres, estrangeiros ou qualquer outro ser humano.

Caso 9

Ciências Políticas

Sistema parlamentarista: parlamentarismo é um sistema de governo no qual o pode executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Não há, neste sistema de governo, uma separação nítida entre os poderes, executivo, legislativo e judiciário ao contrario do que ocorre no presidencialismo.

Sistema presidencialista: É um sistema onde o líder de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo.

Não haveria plebiscito já que o mesmo e a consulta direta ao povo sobre questões políticas.

Não há vantagens apesar de apontarem esse sistema como flexível e com capacidade de reação a opinião pública, mas o mesmo possui um caráter instável.

Caso Concreto 1

Tema: Totalitarismo - Fascismo

Leia os textos a seguir:

a) O Estado, segundo o Mein Kampf, não é evidentemente o Estado liberal, vazio de conteúdo moral,desprovido de todo imperativo,de todo absoluto,entregue aos apetites de múltiplos partidos,que por sua vez encobrem interesses particulares.É um Estado que possui uma missão um Estado ético, que depende de um Absoluto. É um Estado antiliberal, antiparlamentar, antipartidos, um Estado fundado sobre o princípio e a mística do Chefe, do Condutor (Fuhrer) e cujo motor é um Partido único,intermediário entre as massas e o Chefe. É um Estado radicalmente antimarxista (embora afirmando-se antiburguês), antiigualitário, hierárquico e corporatiivo, obstinado, enfim, em nacionalizar, em tornar não grosseiramente nacionais,mas agressivamente ¨nacionalistas¨ as massas que o marxismo judeu queria desnacionalizar,internacionalizar.¨ (As grandes obras políticas de Maquiavel aos nossos dias, Jean-Jacques Chevallier)

b) A doutrina fascista recusa a concepção do Estado agnóstico, privado de substância própria, com objetivos particulares e alheio à vida dos cidadãos. Ao contrário do Estado democrático, o Estado fascista não pode permitir que as forças sociais sejam abandonadas a si mesmas. O fascismo compreendeu que as massas que, por tão prolongado tempo, permaneceram estranhas e hostis ao Estado deviam ser unidas e enquadradas no Estado...É por essa razão que o Estado fascista é não somente um Estado de autoridade, mas, além disso, um Estado popular, como nenhum outro jamais o foi. Não é um Estado democrático, no sentido antigo dessa expressão, porque não dá a soberania ao povo, mas é um Estado eminentemente democrático,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com