TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências do Ambiente

Por:   •  2/5/2018  •  Abstract  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Mato Grosso

Disciplina: Ciências do Ambiente

Docente: VIVIANE MARIA GUEDES LAYME

Discente: TAYNA FERREIRA NEGRISOLI ARRUDA.          RGA: 201411404041

Atividade 1

1. Escolha uma espécie animal ou vegetal e liste os principais recursos e condições para que a mesma consiga sobreviver, crescer e reproduzir.  No caso de escolher uma espécie animal, mencione se a qual raça a mesma pertence . Apresente valores quantitativos dessas condições e recursos.

Espécie: Vegetal.

  No geral as plantas necessitam basicamente de componentes necessários para a realização da fotossíntese, que seria a luz solar, agua, sais minerais e CO2. Para seu crescimento e desenvolvimento. A planta necessita também de um solo com pH neutro na faixa de 6,0 à 6,8, este é o chamado ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis às raízes das plantas para a sua mantença. Já para a reprodução da planta acontece através da união do pólen com o ovário da planta (polinização), como a planta não se meche geralmente a polinização depende do vento, água ou de alguns animais, como o beija flor e demais insetos. Tendo em vista todos estes parâmetros os principais recursos são: água, disponibilidade de nutrientes em geral NPK, CO2, luz solar, vento e até mesmo animais.

2.Escolha duas espécies próximas do ponto de vista taxonômico,  descreva  os parâmetros de história de vida (por exemplo: tamanho, longevidade, maturidade sexual, fertilidade, cuidado parental etc). Em seguida utilize-os como critérios para classificar essas espécies em r e k estrategistas.

  Onça-Pintada - Habita as áreas da América do Sul e Central, em florestas quentes e úmidas; é encontrada desde a Patagônia até o Texas, salvo no Chile e nos Andes. Alimentação: é carnívora e se alimenta principalmente de mamíferos grandes e médios, mas também come outras presas menores. Chega aos 125 kg e sua altura de ombro é em média de 85cm, podendo chegar à 1,20 à 2,40cm de cumprimento. Sua longevidade é de 20 anos. A onça pode acasalar com leopardos por terem parentescos próximos. Sua gestação dura 120 dias podendo ter em cada gestação de 2 à 4 filhotes, que ficam com a mãe por até 1 ano e meio ou até dois, sendo eles separados da mãe apenas quando conseguirem caçar e sobreviver sozinhos. Por ser um animal hábil, competidor que explora habitats já colonizados e tem cuidado com a prole pode ser classificado como K estrategista.

 Coelho: Pode-se encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo.São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos. Podem chegar em média de 2kg à 9kg , seu tamanho varia entre 20 e 35 cm. Em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos. Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes.  Objetivam explorar locais vazios e não são competitivos e nem os caçadores, se reproduzem rápido com o tempo de gestação curto de até 30 dias, sendo assim esta espécie poderia ser classificada como r estrategista.

Referências: http://www.portalsaofrancisco.com.br/categoria/animais

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/dinamica-populacional-k-estrategistas-x-r-estrategistas/60100

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coelho

https://www.suapesquisa.com/mundoanimal/onca_pintada.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com