TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Trabalho Escolar: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  415 Visualizações

Clima Organizacional

Segundo Ricardo Silveira Luz Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento.”

Segundo Idalberto Chiavenato Clima Organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem os seus trabalho. Constitui a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento.

Segundo George H. Litwin Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento.

Estes três autores relacionam se nos seus conceitos num mesmo parecer, que é que o clima organizacional, está ligado diretamente, à maneira como o colaborador percebe a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

O Clima organizacional é algo que já existe, vivo e atuante, dentro da empresa, resultante, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes e atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.

2.2. Variáveis que afectam o clima

As variaveis que afectam o clima são: Motivação Liderança, Comunicação, Mudança Condições de trabalho

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com