TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Exames: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA EMPRESARIAL 4

2.2 MODOS DE GESTÃO 4

2.3 ATUAÇÃO DA EMPRESA 5

2.4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE. 6

2.5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

No atual mundo globalizado, à medida que as organizações enfrentam um ambiente competitivo cada vez mais crescente, estão sendo obrigadas a aperfeiçoar sua maneira de gerenciar o negócio, levando em conta as necessidades e desejos do mercado de atuação. Neste novo cenário, é fundamental que as empresas busquem continuamente conhecer o contexto onde estão envolvidas, ou seja, entender seu ambiente interno e seu ambiente externo, pois estão submetidas às constantes mudanças no mercado mundial, e, em consequência, essa análise permite às organizações criarem estratégias eficazes no intuito de alcançar a competitividade sustentável.

Nesse sentido, a realização de um diagnóstico organizacional se torna imprescindível para conhecer o ambiente interno e o ambiente externo de uma organização. Consiste num instrumento eficiente para uma análise dos processos organizacionais da empresa, objetivando investigar a realidade da mesma perante sua atuação no mercado. Ou seja, permite ter uma visão clara e profunda dos procedimentos administrativos, identificando as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças existentes.

O objetivo deste trabalho é discutir a questão do clima organizacional com base nos resultados de uma pesquisa realizada em uma empresa de comercio de medicamentos e perfumaria.

Os nomes dos proprietários, da empresa, colaboradores e endereço serão preservados e, serão utilizados nomes fictícios.

A empresa usada para o presente trabalho é a drogaria “Serve Bem”, presente na cidade de Goianésia e atuando desde 2008. A proprietária é também a farmacêutica responsável e a empresa possui quatro colaboradores revezando entre o horário de funcionamento, que é das 07:30 até às 18:00 horas de segunda a sábado.

2 DESENVOLVIMENTO

Para uma efetiva elaboração do diagnóstico organizacional da empresa e para obter um embasamento teórico dos aspectos pesquisados, utilizaram-se alguns métodos e técnicas de coleta e análise de dados, com o intuito de obter maior precisão e melhor compreensão do estudo da realidade da empresa.

2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA EMPRESARIAL

A presente empresa atua no setor de comércio, mais especificamente vendas de medicamentos e perfumaria em geral.

De acordo com o número de funcionários (4) e também pelo faturamento anual (cerca de R$ 540.000,00) verificamos que se trata de uma microempresa e, segue a seguinte organograma hierárquico:

Proprietária e farmacêutica

Gerente

Atendente 1 Atendente 2

Entregador e auxiliar de serviços gerais

Tabela 1. Organograma hierárquico.

2.2 MODOS DE GESTÃO

A empresa Drogaria Serve Bem, está ativa desde 2008, onde, segundo a proprietária, ao começar suas atividades, eram apenas ela e um atendente que trabalhavam na mesma. Com o passar de seis meses, com o aumento do fluxo de vendas, ouve a necessidade de contratar um novo atendente, ficando então com dois atendentes e a farmacêutica. Ao passar mais um ano foram contratados outros dois colaboradores devido o aumento do fluxo de vendas e necessidade que a proprietária exercesse mais a parte administrativa da empresa.

Desde então, o colaborador com mais experiência foi promovido a gerente, ficando responsável por lidar com os clientes, delegar atividades aos outros colaboradores, cuidar da manutenção estrutural da drogaria, incluindo alimentar o programa de dados de informática, enquanto a farmacêutica e proprietária, focou suas atividades em aspectos como, buscar convênios junto a empresas locais, prefeitura, comércio e, também, focar sua atenção, na parte financeira da empresa, como fluxo de vendas, compras, pagamentos e outras questões burocráticas.

2.3 ATUAÇÃO DA EMPRESA

Diante do crescimento visível da empresa, esta acabou se tornando bem competitiva na cidade e, segundo a proprietária, aparentemente está entre as que mais vendem no local. Apesar de que as outras concorrentes já estavam atuando no local por mais tempo, o diferencial que chamou a atenção dos clientes e, fez com que a empresa se tornasse mais competitiva, foram aspectos como o bom atendimento, preço, ética e o respeito pelos clientes, valores estes que são primordiais e fazem parte da rotina da empresa.

Atualmente, segundo os colaboradores e também a proprietária, as vendas no comércio em geral estão diminuindo e devido a inadimplência a empresa está passando por um período e estagnação, porém, estão conseguindo lidar com a situação.

A proprietária ressalta que a quantidade de impostos pagos ao governo e outros gastos com a manutenção da empresa fazem com que a empresa tenha certa dificuldade em manter o ritmo de crescimento. Porém, o maior problema que tem enfrentado é a dificuldade com a inadimplência.

De acordo com os dados recebidos, apesar de a empresa possuir boa estrutura para o desenvolvimento e crescimento, existem pontos mal administrados e que poderiam melhorar muito a questão da inadimplência. São eles:

 Falta de treinamento dos colaboradores em relação ao uso do programa específico para chegar possíveis novos clientes que estão em situação de inadimplências em outros locais do comercio. Segundo os colaboradores, a empresa está cadastrada junto aos órgãos como SPC e SERASA, porém, raramente faz-se o uso do programa para verificar a situação de um cliente ao abrir o crediário para o mesmo.

 O uso do sistema de consulta à inadimplência para verificação da situação de novos clientes, pois, até mesmo a proprietária, faz uso deste somente para tornar negativo o nome dos inadimplentes, ficando desta forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com