TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Trabalho Universitário: Clima Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Relato Sucinto da Historia do Afrodescendente no Brasil

A influencia do negro na cultura brasileira é muita vasta, abrangendo desde a miscigenação dos povos, até questões políticas, sociais e culturais.

Podemos citar que no Brasil até os anos 1856 foram traficados alguns milhões de escravos quando então através da lei 3.353 de 13 de maio de 1988 declara extinta a escravidão no Brasil a Princesa imperial regente em nome de sua majestade o imperador o Sr D. Pedro II.

-1889 Proclamações da República e a cidadania formal para negras e negras.

-1910 Aconteceu a Revolta da Chibata – RJ que foi a Resistência dos trabalhadores negros contra a exploração e a mentalidade escravocrata da marinha brasileira.

- 1940 foi realizado o Censo Demográfico Brasileiro, ano apontou que negros eram 14%, mulatos eram 21% e os brancos eram 65% da população evidenciando a política de branqueamento da população brasileira.

-1950 ocorreu o Centenário da Lei Euzébio de Queiroz extinguindo de vez o tráfico de escravos no Brasil.

-1951 Aprovada a Lei Afonso Arinos, lei 1390/51, que proíbe a discriminação racial no Brasil.

-1960 Censo Demográfico Brasileiro

O Censo Demográfico Brasileiro coletou informação sobre cor e raça e apontou que negros eram 9%, pardos eram 29%, brancos eram 61% da população e amarelos eram 1%; evidenciando a política de branqueamento da população brasileira.

-1965 Convenção 111 da OIT sobre discriminação no emprego e ocupações

O Brasil assinou a Convenção 111 da OIT sobre discriminação no emprego e ocupações adotada pela Conferência Internacional do Trabalho desde 1958 e ratificada somente em 16/11/65 no Governo Militar.

-1968 Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial.

O Brasil assinou a Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial adotada pela ONU desde 1965.

- 1985 Lei Caó - nº 7437/85,classifica o racismo e o impedimento de acesso a serviços diversos por motivo de raça, cor, sexo, ou estado civil como crime inafiançável, punível com prisão de até cinco anos e multa.

- 2002 Cotas raciais através das Leis: 3.524/2000 e 3.708/2001,UERJ institui reserva de vagas: 50% para candidatos oriundos da rede pública de ensino e 40% para candidatos que se declaram pretos (as) ou pardos (as) - RJ

- 2010 Estatuto Igualdade Racial,através da Lei n. 12.288 de julho/2010 garante igualdade de oportunidade e dos direitos à população negra e o combate à discriminação e às formas de intolerância étnica.

- 2010 Censo Demográfico Brasileiro, revelou pela primeira vez na História do Censo que a população preta, parda, indígena e amarela superou a população branca que constitui apenas 47,73% da população brasileira e registra dados significativos da desigualdade sócio racial.

Para o Brasil, a contribuição cultural de escravos-negros é enorme. Na religião, música, dança, alimentação, língua, temos a influência negra, apesar da repressão que sofreram as suas manifestações culturais mais cotidianas

A cultura imaterial (danças, festas, contos, lendas e religiões) é bem variada. Na dança destaca-se:

Coco; Frevo; Moçambique; Maracatu; Capoeira.

A cultura material de origem africana também é vastíssima, abarcando artesanatos e técnicas, tais como: a fabricação de instrumentos musicais, a culinária, a fabricação de utensílios de cozinha e a indumentária, entre outros. Entre os instrumentos trazidos pelos africanos para o Brasil se destacam os de percussão:

Afoxé; Atabaque; Agogô; Berimbau; Caxixi.

Na Culinária: Feijoada, Caruru, Vatapá, Dobradinha, Sarapatel, Mocotó.

Tem-se na historia vários negros que se destacaram como:

Na política: Nelson Mandela, Barack Obama, Benedita da Silva.

Líder: Martin Luther King.

Futebol: Pelé; Didi.

Na Música: Djavan, Wilson Simonal, Cartola.

Religião (Candomblé): Mãe Menininha do Gontois.

Considerações Finais

O racismo também impede que pessoas negras tenham acesso

aos espaços de poder. Como resultado, a composição gerencial das empresas é marcadamente branca.

Em geral, difunde-se a ideia de que a ocupação de espaços de

poder está ligada apenas ao mérito e às capacidades individuais.

Nos últimos anos, políticas públicas com o objetivo de enfrentar o racismo e suas consequências na vida da população vêm sendo implementadas no Brasil. Mas, ainda, estamos longe de erradicar a prática do racismo nas relações entre pessoas e suas consequências profundas na sociedade brasileira. É preciso visibilizar, reconhecer e enfrentar as desigualdades raciais como uma condição para a igualdade no trabalho e na vida.

9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com