TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Trabalho Escolar: Clima Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Clima organizacional.

Iremos realizar uma análise do clima organizacional, onde apresentaremos no próximo semestre ferramentas para medir o nível de satisfação do funcionário e as causas de insatisfação no trabalho.

Serão utilizados trabalhos acadêmicos, livros e artigos fazendo deste estudo mostrar o quanto os funcionários são efetivamente importantes para a organização.

Hipótese

Importante quanto à entrevista de seleção, a entrevista de desligamento tem suas qualidades: encontrar a satisfação e a imagem do ex-funcionário com relação ao comportamento da empresa, ao relacionamento com os outros colaboradores, e as remunerações para encontrar onde é crível aperfeiçoar.

Na entrevista a empresa pode encontrar o nível de satisfação com as diferentes causas que levam um colaborador a ser demitido ou solicitar o desligamento na empresa

Conforme Ribeiro (2013 p.104): o objetivo desse tipo de pesquisa é identificar o que motivou o pedido de demissão. Por exemplo: aparentemente, não há nada de errado se um funcionário pediu demissão para ganhar um salário maior em outra empresa, desempenhando as mesmas funções. Contudo, se esse motivo passa a ser alegado, com frequência, por outros demissionários, isso talvez indique que é preciso rever a tabela salarial.

1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

Argumentos a favor: a privatização da CVRD deixou de ser cabide de empregos com intenções políticas. Outro aspecto a considerar foi a geração de empregos com aproveitamento de pessoas qualificadas. A expansão da empresa e o aumento da arrecadação de impostos possibilitaram para que o Estado possa utilizar estes recursos no seu desenvolvimento e crescimento econômicos.

Argumento contra: o valor de venda das ações foi incompatível com sua capacidade, sendo que a companhia valia muito mais sendo uma das maiores mineradoras; Não se achava conveniente que empresas estatais que deveriam estar a serviço do desenvolvimento do país, fossem vendidas para companhias privadas. Com a privatização, considerou-se que o país perderia todo o poder sobre suas riquezas e estaria submisso aos interesses privados.

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Habilidades conceituais: tomou a decisão de ocupar o cargo de diretor-administrativo da companhia, acertou nas decisões e estratégias utilizadas.

Habilidades humanas: boa comunicação, facilidade de se relacionar, motivar e influenciar.

Habilidades técnicas: negociador nato, diversificou e expandiu a produção no setor de mineração, internacionalizando a companhia.

3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

No inicio da sua gestão, buscou tornar a companhia mais produtiva e eficiente, acelerando os processos, reorganizando a estrutura, intensificando a comunicação entre setores, adotando uma estratégia simples para que todos entendessem os objetivos a serem seguidos. Utilizou de forma excepcional todas as habilidades, dando importância a todas elas de uma maneira balanceada.

4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Agnelli deparou-se com negócios ativos sem ligações com a área de mineração, como, papel e celulose, fertilizantes, navegação e florestas. Uma precária comunicação entre diretores, impedindo a solução imediata de problemas e uma burocrática política interna no qual impedia a tomada de decisões imediata.

5. Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?

Sim, concordo. Com a carreira de administrador no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com