TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Trabalho Escolar: Clima Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  3.477 Palavras (14 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 14

Mudança na comunicação visando a melhoria do clima organizacional na empresa Alfa

Daniele Silva de Deus¹

Kaísa Chaves Moreira¹

Karine Regina de Freitas¹

Laíne Marques Pereira¹

Thainá Gonçalves Trombetta¹

Renata Cristina Ortiz Leles¹

Profº Daniel Salzedas²

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal identificar problemas de comunicação organizacional, avaliar e buscar soluções para o mesmo, visando interar departamentos para que haja a otimização de serviços prestados e melhor qualidade de produtos, contribuindo essencialmente para organizações com dificuldades de comunicação. Já que este é parte excepcional para o trabalho em equipe e para atingir objetivos comuns da empresa, a comunicação deve ser valorizada, pois é responsável por estruturar ideias, construir conhecimento, além de ser a forma mais fácil e clara de se manter relações interpessoais tanto nas organizações quanto na vida pessoal, porém, isso é algo que atualmente é feito de forma precária. Por isso, deve-se considerar a possibilidade de empregar novos métodos de comunicação, técnicas e treinamento adequado, para que haja eficácia nesta, além do hábito saudável de comunicar-se de forma coerente, para assim, buscar a melhoria da relação entre setores, compreensão das mensagens que são passadas, otimizar serviços e produtos, diminuir erros devido à falta de comunicação e interação em departamentos e maximizar o atendimento ao cliente, que é seu foco principal. Neste artigo vamos abordar e questionar os motivos da falta de comunicação entre os setores de uma organização e oferecer uma possível solução.

Palavras chave: Comunicação organizacional. Soluções. Otimizar serviços. Dificuldades de comunicação.

Abstract

This article aims to identify issues of organizational communication, evaluating and seeking solutions to it, aiming iterate departments so there is the optimization of services and better quality products, mainly contributing to organizations with communication difficulties. Since this is exceptional teamwork part and to achieve common business objectives, communication should be welcomed, but it is something that is currently done in a poor manner. Therefore , one should consider the possibility of using new communication methods, techniques and proper training, plus the healthy habit of communicating consistently, thus, seek to improve the relationship between sectors and maximize customer service, what is your main focus. In this article we will discuss and question the reasons for the lack of communication between the sectors of an organization and offer a possible solution.

Keywords: Organizational Communication. Solutions. Optimize services. Communication difficulties.

1. Introdução

Afim de relatar um problema na empresa Alfa, a usamos como base para demonstrar a má comunicação entre os setores da mesma. No segmento de produção de listas telefônicas, a empresa no mercado há mais 20 anos, divulga endereços de comércios e residências da região de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Amparo, Itatiba e Pedreira. Porém a mesma atualmente sofre com algo frequente: a falta de comunicação. Vendedores não repassam informações de clientes e seus pedidos sobre suas propagandas para o setor de arte nem para o setor financeiro, sendo assim, as informações são escassas, o que afeta diretamente ao atendimento ao cliente e sua satisfação. Dispomos da importância da comunicação e possíveis soluções para a resolução deste problema.

Algo que aparenta ser simples, pode se tornar um obstáculo na hora de realizar serviços ou produzir produtos dentro de uma empresa. A comunicação é muito mais complexa do que imaginamos. Além de ser um método essencial para transmitir informações e construir conhecimento, também é responsável por interligar pessoas, as quais ficam responsáveis por realizar tarefas com função de atingir objetivos comuns à organização.

A falta de comunicação entre gestor e funcionário pode ser o problema mais frequente na hora de administrar equipes. Uma comunicação mal interpretada pode causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa, bem como constrangimento pessoal e organizacional. O processo organizacional deve ser organizado e pensado de forma estratégica, ou seja, como formas e modos de melhorar o processo e assim fazer com que este, se torne um diferencial, pois contribui, fundamentalmente para o alcance das metas estabelecidas pela empresa.

A comunicação com qualidade resolve problemas, evita confitos e cria interação na organização tanto horizontal (o líder passa informações para seus colaboradores, e estes respondem com resultados), quanto vertical (comunicação entre departamentos), assim, a relação entre funcionários, líderes, diretores, e clientes solidifica-se. Deve-se valorizar a importância da comunicação nas organizações visando a maximização para a qualidade de serviços, ou seja, as pessoas devem preocupar-se com a qualidade da mensagem que desejam transmitir, pois a eficácia de uma comunicação é determinada pela compreensão que se tem da mensagem.

Seja através da fala, face a face, escrita, gesticulação, meios telefônicos e atualmente, meios eletrônicos, a comunicação deve ser algo permanente e habitual, os departamentos da empresa devem estar interligados e se comunicando de forma clara e objetiva, para que não haja dúvidas e transtornos posteriores, afinal o êxito da organização depende da habilidade que os indivíduos têm de comunicar-se entre si.

Embora saibamos que gerar mudanças em uma organização é uma das coisas mais difíceis e complicadas de se conseguir, é necessário buscar a raiz do problema, soluções realmente eficazes e a cooperação de toda a equipe.

Portanto, no atual mercado competitivo é imprescindível a eficácia da comunicação a fim de atingir o objetivo geral da empresa.

2. Desenvolvimento

“Tampouco converso apenas com aqueles que pagam; mas qualquer um, seja rico, seja pobre, pode perguntar-me, responder-me e ouvir minhas palavras”. (SÓCRATES apud GEORG VON KROGH, 2001, p. 156).

A comunicação é o meio mais fácil e rápido de transmitir e trocar informações, e pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com