TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching E Orientação Profissional

Artigos Científicos: Coaching E Orientação Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Coaching é um processo que emprega técnicas, métodos e recursos de diversas áreas. Algumas profissionais do setor, dizem que Coaching não é só uma ciência, mas na realidade é uma grande mistura de meios e técnicas que funcionam em campos do comportamento humano (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração das organizações, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e entre outros.

É um procedimento que introduz diversas mudanças positivas e de longo prazo. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo restrito, o Coaching é uma oportunidade de identificação clara dos pontos fortes e fracos individuais, de aumento da sua autoconfiança, de quebrar barreiras de deficiências, para que as pessoas possam se conhecer melhor, e possam atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.

Coaching é uma metodologia que busca atender diversas necessidades, como: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de melhores resultados planejado que, pode ser comparado com o relacionamento de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees).

O técnico não atua diretamente no jogo, mas oferece-se como um padrinho, pois com a experiência que o técnico coloca a disposição, para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma, o coach contribui para a aquisição de conhecimento e amadurecimento emocional, a tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. Ocasionalmente, essa técnica é confundida com terapia, o Coaching vai muito além dessa medida em que dá ao profissional a autonomia e o mérito pelos resultados alcançados, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível.

A duração do processo de Coaching, é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos por meio de sessões de uma hora (e que podem chegar a até 2 horas) e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há uma responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento em longo prazo adaptado às necessidades de desenvolvimento pessoal do coachee. O acompanhamento profissional serve para todas as pessoas, das mais diferentes profissões e contextos. É uma contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.

Essa metodologia contribui para a estabilização e o desenvolvimento contínuo das habilidades profissionais. É um incentivo para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com