TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coca Cola

Casos: Coca Cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

2.0 HISTÓRIA DA COCA COLA

A The Coca- Cola Company é uma marca tão grandiosa, conhecida e amada mundialmente, que vem refrescando os consumidores há cerca de 128 anos, porém poucos conhecem sua história, sua formação e crescimento, o principal ramo de atividade da empresa é a fabricação de bebidas prontas. Hoje conta com aproximadamente 90,5 milhões de funcionários no mundo. Seu segmento de mercado é a indústria de refrigerantes de cola. Em 1886 um farmacêutico de Atlanta (EUA), John Pemberton que adorava manipular fórmulas medicinais, pesquisando uma cura para dores de cabeça, fez uma mistura líquida de cor caramelo e a levou para a Jacob's Pharmacy, empresa em que trabalhava, onde a mesma foi misturada com água carbonatada (gasosa) e foi oferecida aos clientes, desde então a consideraram uma bebida muito especial. No primeiro ano, quando ainda era comercializada em uma farmácia, eram vendidos apenas 09 copos da bebida por dia.

Figura 21 – John Pemberton

Figura 22 – Jacob's Pharmacy

2.1 A ORIGEM DO NOME DA COCA COLA

O contador da farmácia Frank Robinson, a batizou como Coca- Cola e com sua própria caligrafia escreveu o nome. A data oficial de lançamento da bebida foi 08 de maio de 1886 na Jacob's Pharmacy. Inicialmente a bebida era vendida a US$ 0,05 Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 09 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia.

Figura 23 – Marketing relacionado ao preço

Em 1881, sem ter muita ideia do produto fantástico inventara, John vende a empresa para Asa Griggs Candler por aproximadamente US$ 2.300,00 dólares.

Figura 24 – Asa Griggs Candler

A partir deste momento Candler começou a distribuir cupons e abastecia os farmacêuticos com relógios, balanças, calendários, todos personalizados para que chamasse a atenção e com isso levando as pessoas a experimentarem a Coca- Cola.

Figura 25 – Cupons

Figura 26 - Relógios

2.1.1 A COMERCIALIZAÇÃO E O CRESCIMENTO

Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do Mississipi, resolveu colocar a bebida numa garrafa e a oferece a Candler, que inicialmente não ficou muito entusiasmado com a novidade, ele não podia imaginar que o segredo do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas que os consumidores pudessem levar aonde quisessem. Tanto que cinco anos depois, por apenas um dólar, Candler vende os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead.

No ano de 1895 a empresa já estava em expansão e contava com fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles. Com o crescimento da marca, começaram a surgir às imitações, e rapidamente Candler começou a pensar numa maneira de evitar que as pessoas substituíssem a bebida, foram elaboradas propagandas para que os consumidores exigissem a legítima Coca- Cola e não aceitassem nenhum outro substituto, empresa decidiu criar uma nova garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a Coca-Cola original.

Figura 27 – Modelo das garrafas em 1894

FIGURA FÁBRICA DA COCA-COLA EM 1895

Figura 28 – Fabrica da Coca Cola em 1895

Ninguém talvez tenha causado tanto impacto na Coca-Cola como Robert

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com