TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustível do Futuro

Por:   •  5/5/2016  •  Artigo  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

Combustível do futuro

                Ronaldo Corrêa da Rocha

RESUMO

Este artigo foi realizado como parte das atividades compostas na disciplina de Comunicação Linguística e tem como alvo a ser atingido demonstrar o estudo sobre o elemento Hidrogênio, onde vamos abranger as pesquisas realizadas desde a obtenção do elemento a sua utilização e aplicação como combustível em veículos automotores, seguindo a tendência de combustível ecoeficiente.  

Palavras-chave: Combustível; Ecoeficiente; Hidrogênio

INTRODUÇÃO

                  A utilização de Hidrogênio como combustível ecoeficiente em veículos automotores vem sendo estudada e desenvolvida a muito tempo, pois o alto índice de poluição por veículos automotores movidos por combustíveis fosseis, a cada ano aumenta, poluindo cada vez mais a atmosfera terrestre. A poluição e destruição do meio ambiente gerada por queima de combustíveis fosseis não renováveis preocupa a todos, pois os efeitos negativos que causam tanto a saúde humana quanto ao meio ambiente são gravíssimos.

            Nos dias de hoje a busca por novas fontes energia são incessantes para conseguir amenizar a poluição, então como obter um combustível renovável não poluente para a utilização em veículos automotores?

Utilizar um combustível que não agrida o meio ambiente e ao mesmo tempo seja eficiente para utilização comum em veículos.

            A tecnologia em produção de combustíveis alternativos não poluentes para veículos automotores cada vez avança mais, sempre buscando a excelência para encontrar e definir um combustível que possa suprir as expectativas do futuro.

             O Hidrogênio como combustível pode ser o grande aliado da tecnologia e do meio ambiente, pois pode propiciar energia limpa de fonte renovável trazendo inúmeros benefícios para toda humanidade, visando garantir a diminuição da poluição da atmosfera terrestre, algo de suma importância e preocupação mundial, solucionando o problema da poluição por veículos automotores.

OBTENÇÃO DO HIDROGÊNIO

              O Hidrogênio, elemento simples leve e pequeno de alto poder de combustão e encontrado em abundância no planeta, é de fácil captação, pois,

É obtido através de eletrólise, reações de metais com ácidos, reações de carvão ou hidrocarbonetos com vapor de água a alta temperatura.

O hidrogênio é elemento mais simples, constituído por um núcleo contendo um próton com um elétron orbitando em sua volta (elemento descrito na forma fundamental). O deutério, um isótopo de hidrogênio que contem no núcleo um próton e um nêutron, e em sua orbita tendo um elétron. Esse isótopo foi descoberto por Harold c. Urey, ganhando por essa descoberta o Prêmio Nobel em Química em 1934. Disponível em (http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/hidrogenio/). Acesso em 06 de outubro de 2015 as 19:30.

            Vemos que o elemento Hidrogênio sempre necessita de uma reação para que seja possível a sua captação, pois ele não é encontrado sozinho na atmosfera,

                Na terra não existe o hidrogénio livre, estando sempre associado a outros elementos e para ser obtido “puro” é necessário gastar energia na dissociação de uma fonte primária. Sendo assim, o hidrogénio não é uma fonte primária de energia, mas sim, uma fonte intermediária, por isso não deve ser referido como uma fonte energética, pois é apenas um vector energético, isto é, uma moeda de troca. Disponível em (http://www.ipv.pt/millenium/Millenium31/15.pdf/). Acesso em 10 de novembro de 2015 as 19:21.

           Sua obtenção por mais que seja custosa vem sendo muito utilizada, pois procuramos e buscamos cada vez mais a sustentabilidade sem importar custos. Uma empresa que usa um combustível como o Hidrogênio que é sustentável tem melhor visibilidade por mais que seja difícil e cara a obtenção sem dúvidas vale a pena.

ERA DO HIDROGÊNIO

                    Segundo Hoffman (2015, p.52), estamos chegando na era do Hidrogênio, onde o papel deste elemento como combustível será crucial no desenvolvimento de veículos movidos a energia limpa e sustentável, se tornando o combustível do futuro. Mas quando falamos de energia sabemos que a utilização é de ampla gama, sendo assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com