TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Como é Possível Contribuir, Por Meio Da Assessoria, Consultoria Ou Supervisão Profissional, Para A Organização Política Dos Indivíduos

Por:   •  4/11/2013  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  2.383 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

A Violência Contra Criança e Adolescente é universal que ocorre em diferentes níveis de desenvolvimento econômico e social, atingindo todas as classes sociais.

A violência pode manifestar-se de várias maneiras como de fome, marginalização, ausência de educação, desemprego, enfim, violação de direitos.

Pode manifestar-se por maus-tratos, que vão desde negligência até formas mais intensas de abuso físico e exploração sexual.

Os atos violentos às crianças e adolescentes acontecem, em sua maioria no âmbito familiar.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, estabelece que crianças e adolescentes tenha seus direitos garantidos, deve ser garantido em condições de liberdade e de dignidade. O ECA afirma ser dever de todos tanto do Estado, família e sociedade livrar e proteger a criança e o adolescente de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Ele trata a assistência social como política pública que deve ser universalizada, com garantia de qualidade e integrada às demais políticas públicas setoriais, no processo de construção da Rede de Proteção Social.

2.Tema: Violência Contra Criança e Adolescente

Violência Contra Criança e Adolescente e um assunto de bastante relevância, é uma realidade que se coloca bastante preocupante que diz respeito a toda sociedade e tem caráter social e público por atentar contra os direitos humanos da criança e adolescente, e requer uma intervenção legal como forma de restabelecer e garantir esses direitos.

todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes que, sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima, implica numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, por outro lado, numa coisificação da infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. (AZEVEDO E GUERRA, 2001)

Possibilitando que o direito a criança e o adolescente seja respeitado e cumprido como está no ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 que diz:

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

3.Problema

A violência é toda e qualquer forma de opressão, maus tratos, agressão, tanto física como emocional, que contribui para o sofrimento da criança e adolescente. E uma violação dos direitos das crianças e adolescentes, um fenômeno complexo, suas causas são múltiplas. As conseqüências são devastadoras para as crianças e adolescentes, vítimas diretas de seus agressores. Tem como as negligencia, violências físicas, violência psicológicas e abandono.

4.Objetivos.

Tem como objetivo analisar e combater a violência sexual que ocorre no âmbito privado da família ou fora da família, às dificuldades cotidianas é a pobreza, separação do casal, crises financeiras, o objetivo intervenção que visa reduzir os índices de violência sexual e doméstica contra as crianças e adolescentes. Visando o fortalecimento nas ações de prevenção, a identificação e compreensão da violência doméstica.

Mostrando quais as formas de violência, as leis que defende as crianças e adolescentes e apresenta os direitos delas.

Tem como objetivo detectar Isolamento emocional como:

• Comportamento das crianças e adolescentes em situação de violência: desconfiam do contato com adultos, com medo acentuado de homens (no caso de violência sexual);

• Distúrbios do sono;

• Comportamento regressivo;

• Mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com