TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Faze Um PMA - Projeto Multidiciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Como Faze Um PMA - Projeto Multidiciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE DE PROJETOS MULTIDISCIPLINARES

Ana Cristina Fermino – ana.fermino@up.edu.br

Universidade Positivo, Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Elétrica

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

81280-330 – Curitiba – Paraná

Leonardo Gomes Tavares – leonardo.tavares@up.edu.br

Universidade Positivo, Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Elétrica

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

81280-330 – Curitiba – Paraná

Sérgio Luiz Veiga – slveiga@up.edu.br

Universidade Positivo, Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Elétrica

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

81280-330 – Curitiba – Paraná

Resumo: Este trabalho apresenta o projeto multidisciplinar proposto em 2009 a partir da necessidade de convergir todos os projetos que eram desenvolvidos pelos professores do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Positivo nas disciplinas de Microprocessadores e Microcontroladores, Projetos Multidisciplinares II e Sistemas Computacionais. O projeto desenvolvido pelos alunos das terceira e quarta séries possibilitou a análise crítica de valores sociais, o desenvolvimento do respeito mútuo, o fortalecimento de hábitos saudáveis e uma maior conscientização sobre os diversos aspectos relacionados às situações cognitivas, afetivas e sociais ao permitir o uso de estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas.

Palavras-chave: Projetos Multidisciplinares, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Colaborativa.

1 INTRODUÇÃO

Os projetos multidisciplinares têm como objetivo promover a interdisciplinaridade, possibilitando a identificação dos pontos comuns e das relações existentes entre os conteúdos ministrados, transportando-os também para as ações diárias e contextualizá-los. Faz também com que os conteúdos que foram aprendidos tenham sua aplicabilidade e significado na vida cotidiana do educando, ou seja, que não sejam apenas “matérias” isoladas, sem sentido, decoradas apenas para fazer uma avaliação. Estas ligações podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que constroem o conhecimento de forma prazerosa e participativa.

O pensar e agir interdisciplinar e multidisciplinar apóia-se no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa, e que ao se interagirem surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e de sua apresentação.

Com este intuito, os professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Positivo que ministram as disciplinas de Microprocessadores e Microcontroladores, Projetos Multidisciplinares II e Sistemas Computacionais, implantaram em 2009 o projeto interdisciplinar envolvendo alunos das terceira e quarta séries.

2 FUNDAMENTAÇÃO

Segundo Morin (2000), há uma inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e, por outro lado, realidades e problemas cada vez mais polidisciplinares, multidimensionais e globais. A hiperespecialização impede de ver o global, que ela fragmenta em parcelas, bem como o essencial, que ela dilui. O retalhamento das disciplinas, no ensino, torna-se impossível apreender o complexo.

Trabalhar com projetos pode representar uma excelente estratégia para propiciar a construção coletiva do conhecimento, pois permite que o aluno rompa com sua passividade e interaja de diferentes maneiras em todas as etapas da execução do trabalho.

Nas palavras do educador Nilbo N. Ribeiro (2002) “Projetar é sonhar, afinal, tem coisa melhor que planejar e pôr em prática, na sala de aula, atividades de acordo com seus gostos e interesses? Mas não basta sonhar sozinho. Trabalhar com projetos deve ser uma criação coletiva da coordenação, dos professores e, principalmente, dos alunos”.

O ensino por meio de projetos, além de consolidar a aprendizagem, contribui para a formação de hábitos e atitudes e para a aquisição de princípios, conceitos ou estratégias que podem ser generalizados para situações alheias à vida escolar. Trabalhar em grupo produz flexibilidade no pensamento do aluno, auxiliando-o no desenvolvimento da autoconfiança necessária para se engajar numa dada atividade, na aceitação do outro, na divisão de trabalho e responsabilidades e na comunicação com os colegas.

O conhecimento construído através dos Projetos Multidisciplinares deve possibilitar a análise crítica de valores sociais, desenvolver o respeito mútuo – uma vez que requer uma maior interação entre os alunos – e fortalecer a aquisição de hábitos saudáveis, pois faz com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo e permite maior conscientização sobre os diversos aspectos relacionados às situações cognitivas, afetivas e sociais ao permitir o uso de estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas.

3 METODOLOGIA

Para a implantação do Projeto Multidisciplinar envolvendo as disciplinas de Microprocessadores e Microcontroladores, Projetos Multidisciplinares II e Sistemas Computacionais, foram selecionados os assuntos que poderiam ser abordados e de que forma os mesmos seriam avaliados. Para tanto, os professores das disciplinas definiram que as propostas dos projetos deveriam contemplar as disciplinas envolvidas, de forma que a avaliação fosse feita de maneira conjunta pelos professores das mesmas. Também, definiu-se que a disciplina de Projetos Multidisciplinares II gerenciaria este projeto, ou seja, seria utilizada como espaço de desenvolvimento, esclarecimento de dúvidas e de avaliação do projeto proposto. Além disso, foram definidos os critérios de avaliação do projeto proposto utilizados nas disciplinas envolvidas no projeto.

Num primeiro momento foi solicitado que cada equipe apresente uma proposta sucinta do projeto que se deseja desenvolver. Esta proposta inicial, composta de um breve descritivo e alguns diagramas em blocos, é avaliada e corrigida pelos professores de cada uma das disciplinas envolvidas até se tornar uma proposta definitiva, sendo esta a referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com