TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Um Bom Artigo

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

TÍTULO DO TRABALHO

Nome completo do acadêmico e endereço de email

Nome do orientador e endereço de email

RESUMO

É última etapa a ser feita em um artigo e deve conter, de forma sintética: Introdução; Justificativa, Metodologia da Pesquisa Usada e Conclusões/Recomendações. Não deve ultrapassar à 250 palavras e não conter citações) ABNT.NBR-6028. Exemplo abaixo

[pic 1]

ABSTRACT

O Abstract é o resumo traduzido para o inglês, sendo que alguns periódicos aceitam a tradução em outra língua.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo da Introdução é situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado, esclarecendo as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, na introdução deve ser registrado: 

  1. A JUSTIFICATIVA que levaram o autor a tal investigação;
  2. Apontar o PROBLEMA para as quais a pesquisa buscará as respostas.
  3. Demonstrar as possíveis HIPÓTESES que nortearão a pesquisa
  4. Descrever os OBJETIVOS (geral e específicos);

2 REVISÃO DA LITERATURA

Também chamado de REFERENCIAL TEÓRICO ou FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, é a etapa do artigo que apresenta os conceitos, teorias e modelos que irão sustentar a argumentação do pesquisador.

Em algum lugar, alguém já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Logo, a procura de fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços.

A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. Para tanto, A LITERATURA DEVERÁ SER RELEVANTE, ATUAL E CONDIZENTE COM O PROBLEMA EM ESTUDO. 

É importante ainda que o autor do artigo demonstre entendimento da literatura existente sobre o tema. Não se trata de reescrever ou citar de forma idêntica o que os autores da área publicaram ou afirmaram, mas, sim, de relacionar – com coesão, coerência, criatividade e bom português – a teoria revisada ao tema e ao problema construído.

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

Nesta etapa, devem ser demonstradas quais as etapas metodológicas que balizaram a pesquisa: A metodologia se divide em:

  1. Do ponto de vista da SUA NATUREZA, pode ser:
  • Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
  • Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. (Geralmente um artigo científico de MBA usa a pesquisa aplicada);

  1. Do ponto de vista da forma de ABORDAGEM do problema pode ser:
  • Pesquisa Quantitativa: Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
  • Pesquisa Qualitativa: Quanto não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente.

OBSERVAÇÃO: Não há problema algum de se usar mais de uma forma de abordagem;

  1. Do ponto de vista de seus OBJETIVOS (Gil, 1991) pode ser:
  • Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. 
  • Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. 
  • Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. (Geralmente um artigo científico de MBA usa a pesquisa Explicativa);

OBSERVAÇÃO: Não há problema algum de se usar mais de um tipo de objetivo;

  1. Do ponto de vista dos PROCEDIMENTOS TÉCNICOS (Gil, 1991), pode ser:
  • Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. (Geralmente um artigo científico de MBA usa a pesquisa Explicativa);
  • Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. (Geralmente um artigo científico de MBA usa a pesquisa Explicativa);
  • Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. 
  • Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. 
  • Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. (Geralmente um artigo científico de MBA usa a pesquisa Explicativa);
  • Pesquisa Expost-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.
  • Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. 
  • Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

OBSERVAÇÃO: Não há problema algum de se usar mais de um tipo de procedimento;

4 RESULTADOS ALCANÇADOS

Na análise e discussões dos resultados, são apresentadas as conclusões e as descobertas do texto, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. Neste momento são relacionadas as diversas idéias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (333.4 Kb)   docx (413.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com