TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Restaurar A Paz Nas Escolas

Dissertações: Como Restaurar A Paz Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  2.883 Visualizações

Página 1 de 2

‘’Como restaurar a paz nas escolas’’, Editora Contexto, 144 páginas, Um guia para Educadores. Autor: Antônio Ozório Nunes.

Antônio Ozório Nunes, educador por 7 anos na rede pública estadual, atualmente promotor de justiça e professor universitário nas áreas de Criminologia e Direitos Humanos, traz em seu livro, ponderações, com base em suas experiências e mediações de conflitos, violência e superação dos mesmos em ambiente escolar.

Constata que apesar da transformação pelo mundo globalizado e revolução tecnológica, ainda não criamos uma cultura de paz. O conflito faz parte da natureza humana e ao aprender sobre o conflito, as crianças e os jovens aprendem mais sobre eles mesmos.

Seu objetivo é orientar os profissionais da educação para exercícios e atividades em sala de aula ou em ambientes informais e habilitá-los para a aplicação das abordagens restaurativas.

Neste livro, Antônio Ozório Nunes, relata sobre a UNESCO, que em 1993, estabeleceu a Comissão Internacional de Educação para Século XXl, presidida por Jacques Delors e por um grupo de especialistas e pedagogos de várias nacionalidades, onde produziram um relatório com sugestões recomendações e passou a ser conhecido por ‘’Relatório Delors’’.

Esse relatório defende a organização da educação com base nos Pilares do Conhecimento e houve a preocupação com a educação de princípios e valores que fortaleçam individualmente cada ser humano e cultive uma boa convivência escolar, permitindo o sentimento de inclusão, pertencimento e de conexão de cada um e prepare os alunos para a solução positiva dos conflitos.

O livro traz práticas restaurativas e, entre essas, cita o Círculo Restaurativo, cuja prática consiste em que os envolvidos no conflito, sentem-se e conversem após a briga ou ato de violência; muito comum em povos indígenas e comunidades orientais, como o povo Maioris na Nova Zelândia; dos Aborígenes da Austrália e do povo de Timor Leste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com