TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Saber Consumir

Ensaios: Como Saber Consumir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO

Passo 1

Definição de projeto é uma espécie de visão ou algum tipo de ideia. Um individuo, uma empresa, uma organização governamental que deseja criar alguma coisa, um resultado final para um projeto desejado. Um projeto pode ser um carro, uma casa nova, uma estrada, um parque, uma ponte, etc. Nesse ponto, no início do projeto, somente temos as ideias que não são realmente muito esclarecedoras, não estão totalmente definidas e não sabemos exatamente aonde vamos parar. Devemos afinar nossa visão e concentrar-nos em um objetivo claro, destrinchar esse objetivo em pequenos objetivos que se vão cumprindo ao longo do processo do projeto, continuar esse processo até o momento em que tenhamos as ideias mais esclarecidas e tenhamos algo já definido, pelo menos que nos permita entender como se terminaria o projeto.

Mais especificamente, o que é um projeto? É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único.

Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e por isso, um escopo e recursos definidos.

E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas e algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.

Temos que seguir critérios corretos, andar por caminhos que nem sempre são os corretos, porém o erro que possamos cometer durante a execução de um projeto, nos levará, com o tempo, a fazer as correções e colocar o projeto que desejamos concluir, nos trilhos de um bom caminho.

A tarefa principal na fase de definição de um projeto é estabelecer objetivos claros, juntamente como ter ciência dos requisitos necessários para a conclusão do projeto. Saber as especificações técnicas que um projeto requer objetivos planejados cuidadosamente e antes passar cada fase, antes de acabar, revisar para que não contenha erros que possam comprometer a seguinte fase.

Preparar um cronograma e um orçamento para que esteja tudo previsto. Prever todas as possibilidades de erro e substanciar formula de concerto para casos de emergência. Num projeto também é de suma importância que cada elemento envolvido saiba exatamente qual é sua verdadeira função e que cada um se dedique a trabalhar naquilo para o que foi selecionado e administrar seus recursos e seu tempo de maneira que o projeto tenha o final desejado e seja concluído de forma satisfatória.

Num projeto, se admite um número mínimo de erros desde que sejam solucionáveis e desde que não comprometam o projeto na sua totalidade.

GERENCIAR UM PROJETO

Trata do gerenciamento de projetos, não apenas para o cumprimento da visão e dos objetivos estratégicos da empresa, mas também para a implementação de escopos condizentes com a percepção das partes envolvidas, dos recursos, dos requisitos mercadológicos.

Objetivo: Analisar as etapas da concepção inicial do projeto, de modo a atender a seu escopo, prazo, custo e qualidade.

Gerenciar projetos é planejar e acompanhar a execução com "um olho no peixe e outro no gato". O gerente do projeto deve se manter alerta e flexível com os acontecimentos do dia-a-dia, mas deve estar sempre se reportando ao plano inicial para não perder o controle. A principal qualidade do gerente de projeto é saber se comunicar bem com todos. Ele é o ponto focal das informações, nele convergem às informações que ele depois deverá processar e divulgar para todo o restante da equipe. O segredo é envolver a equipe, cliente e fornecedores de tal forma que todos se sintam diretamente responsáveis pelo sucesso do projeto.

Atualmente, o gerenciamento de projetos é definido como a aplicação de conhecimento, de habilidades, de ferramentas e técnicas a uma ampla gama de atividades para atender aos requisitos de um determinado projeto. Os gerentes de projetos fazem isso ao padronizar tarefas rotineiras para obter resultados repetitivos e reduzir o número de tarefas que poderiam ser negligenciadas ou esquecidas.

Práticas de gerenciamento de projetos:

Nunca houve tanta demanda. O gerenciamento de projetos obteve reconhecimento nas últimas décadas devido às mudanças significativas no local de trabalho que incluem:

• Complexidade dos projetos e serviços atuais;

• Intensa concorrência global;

• Necessidade de aumento da produtividade, pois um número menor de pessoas é chamado para fazer mais trabalho;

• Facilidade de acesso às informações através de vastas redes de comunicação;

• Clientes mais sofisticados que exigem bens e serviços com melhor qualidade;

• Crescimento tecnológico exponencial;

• Organizações multinacionais procurando estabelecer práticas uniformes para o gerenciamento de projetos.

Um gerenciamento de projetos eficaz é indispensável para converter estratégias de negócios em resultados positivos de negócios. Por causa da crescente competição no mercado global, hoje em dia os gerentes estão sob grande pressão para entregar projetos nos prazos e dentro (ou abaixo) do orçamento. Para realizar isso, é preciso estabelecer prazos, definir tarefas, identificar itens de caminho crítico, especificar e adquirir materiais, acompanhar custos e o valor agregado. O planejamento das comunicações é essencial e necessário para que a gerência superior possa ser informada sobre o andamento do trabalho possibilitando que determinadas medidas sejam tomadas quando as coisas começarem a sair do eixo. Todas essas práticas fazem parte do gerenciamento de projetos.

Hoje em dia, o gerenciamento de projetos é encontrado em muitos setores diversos como construção, sistemas de informação, saúde, serviços financeiros, educação e treinamento. As pessoas que lideram projetos têm atualmente formações diversas e trazem para seus cargos níveis de experiência diferentes como profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com